domingo, 18 de janeiro de 2009

Novos equipamentos audiovisuais no Conselho Municipal de Educação

.
.
Publicado em 09/01/2009 19:02:35

.
.
O Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte dispõe agora de novos equipamentos audiovisuais, que serão utilizados durante as sessões plenárias promovidas em seu auditório, que fica na rua Carangola, 288, 1º andar, no bairro Santo Antônio. Entre as aquisições, estão um sistema de som com mesa de dez canais, caixas acústicas e amplificador, data-show, aparelho de DVD, filmadora e máquinas fotográficas digitais. “Os equipamentos darão maior facilidade ao trabalho dos conselheiros e da Secretaria Executiva, responsável pela elaboração das atas e da documentação técnica das resoluções e pareceres emitidos”, explica a presidente do conselho, Conceição Ramalho.
.
Parte dos equipamentos foi entregue pela Secretaria Municipal de Educação em dezembro último. O restante chegou no início deste ano. “A principal utilidade dos aparelhos é auxiliar na capacitação dos conselheiros”, enfatiza Conceição. “Além disso, a aparelhagem permitirá que os espectadores acompanhem melhor as plenárias, proporcionando a agilidade do registro dos eventos e a produção de fotos e gravações com qualidade superior à que temos hoje”, observa.

Renata Abalen Dias, membro da Secretaria Executiva, salienta que a idéia é disponibilizar, ainda este ano, o áudio e o vídeo das reuniões, bem como o material textual, no site do conselho, em fase de construção. “Ficará mais fácil para o usuário consultar e acompanhar a tramitação dos serviços por nós executados”, assinala.

No início de 2008, as dependências do conselho passaram por reformas, com o objetivo de oferecer maior conforto aos integrantes e ao público. Ao longo do ano, o órgão desenvolveu atividades de capacitação e formação dos conselheiros. As medidas fazem parte do processo de valorização dos membros da equipe, o que resultará, a curto prazo, no aumento da eficiência dos trabalhos.
As plenárias ordinárias do conselho são realizadas na última quinta-feira de cada mês, enquanto as extraordinárias podem ser convocadas a qualquer momento. Ambas são abertas à participação popular.
.
Entidade acumula funções

O Conselho Municipal de Educação completou dez anos em 2008 e acumula as funções consultiva (expõe o que julga acerca de determinado assunto que lhe é apresentado), normativa (reinterpreta as normas educacionais vigentes e cria outras), deliberativa (decide sobre as questões de sua competência), propositiva (propõe ao Poder Executivo ações educacionais), recursiva (analisa e responde recursos sobre matérias que lhe são encaminhadas) e fiscalizadora (examina e avalia assuntos educacionais).

“Apesar da pouca idade, o conselho já imprimiu sua marca na história do desenvolvimento e da melhoria da educação municipal e, a cada dia, contribui mais nessa área”, afirma Conceição, destacando que o órgão é referência para conselhos municipais de outras cidades do país. No ano passado, a presidente foi convidada pela prefeitura de Rondon do Pará a proferir a palestra “Ensino fundamental de nove anos: desafios e perspectivas”. “Sinto-me gratificada ao sermos requisitados a prestar informações que ajudam os municípios a implantarem seus respectivos conselhos”, afirmou.
.
Conheça o Conselho Municipal de Educação

- O Conselho Municipal de Educação é composto por 24 membros titulares e 24 suplentes


- Desse total, 50% mais um são eleitos, a cada dois anos, na Conferência Municipal de Educação


- Os demais componentes são indicados pelas respectivas instituições e entidades e por representantes de órgãos governamentais do município, indicados pelo prefeito


- O conselho possui cinco Câmaras Técnicas, consideradas instâncias deliberativas em termos dos assuntos a elas relacionados: Gestão do Sistema e da Escola, Orçamento e Financiamento, Política Pedagógica, Educação Infantil e Planejamento e Acompanhamento


- O conselho conta com uma Assessoria Técnica, que realiza estudos preliminares das matérias protocoladas, de forma a facilitar, agilizar e otimizar o trabalho das Câmaras Técnicas.

Fonte:

Nenhum comentário: