sábado, 5 de julho de 2008

Congresso da Conlutas já tem resoluções sobre conjuntura internacional

As resoluções discutidas nos grupos de trabalho, que se reuniram durante todo o dia 5 e pela manhã do dia 6, começaram a ser votadas pela plenária geral do congresso na tarde deste sábado. Até o momento, foram aprovadas as resoluções referentes à situação internacional: conjuntura, América Latina/Venezuela e dívidas externa e interna.


Conjuntura Internacional

A resolução que foi aprovada, por maioria, é a de número 1 do caderno de resoluções. Entre as bandeiras de luta, exige a saída das tropas brasileiras do Haiti e das tropas imperialistas do Iraque e do Afeganistão, a saída de Israel da Palestina, e os direitos e a legalização dos imigrantes em todo o mundo. Os grupos de trabalho fizeram adendos que foram aprovados em conjunto com a resolução, como a reivindicação de internacionalismo proletário e independência política em relação a todos os governos capitalistas e a não confiança nos governos da América Latina, como Lula, Chavez, Evo Morales e Lugo – adiantando o debate do segundo ponto.


América Latina/Venezuela

Sobre este tema, foram aprovadas por maioria as resoluções 2 e 4 do caderno, também com alguns adendos, como a exigência do fim das bases militares na América Latina e a ampliação dos debates sobre a natureza dos governos no continente. O governo Chavez voltou a ser criticado por não ter abolido o latifúndio, pelo uso do aparato do Estado e por fazer acordos com a Burguesia.


Dívidas Externa e Interna

O Congresso da Conlutas aprovou a resolução de número 5, que reafirma o não pagamento das dívidas. A resolução inclui, ainda, a realização de uma campanha nacional contra o pagamento da dívida. O único adendo feito foi a inclusão dos governos municipais na resolução.


Saudações internacionais

Durante a plenária, dirigentes de entidades internacionais, como a Tendência Classista e Combativa do Uruguai e a TCCA Central Geral do Trabalho da Espanha, foram à mesa saudar o 1° Congresso da Conlutas.

Nenhum comentário: