terça-feira, 9 de março de 2010

Justiça em Porto Seguro/Bahia

A cidade de Porto Seguro e a Bahia estão sofrendo com o descaso do poder público estadual no caso, onde os professores sindicalistas Álvaro e Elisney foram brutalmente assassinados, o delegado Dr. Evy Paternostro da cidade de Eunápolis foi indicado para o caso, pois o delegado de Porto Seguro, mesmo avisado sobre os homicídios, nem chegou a ir ao local dos crimes e no dia seguinte estava em uma entrevista juntamente com o prefeito, de inicio o principal suspeito.

Com muita pressão Dr. Evy não conseguiu terminar o inquérito, sendo que este foi finalizado pelo promotor de Porto Seguro Dr. Dioneles, que acompanhou o caso desde o inicio. O inquérito foi finalizado em 08 de Fevereiro indiciando o secretário de governo Edésio Lima, como mandante dos crimes, os policiais militares Sandoval Barbosa dos Santos, Geraldo Silva de Almeida e Joilson Rodrigues Barbosa, responsáveis em contratar os executores e Antônio Andrade dos Santos Júnior e Danilo Costa Leite como executores, sendo que, os executores eram compostos por quatro pessoas, os dois citados acima e pelos, traficante Antônio Marcos Carvalho, vulgo 'Pequeno' (motorista pessoal do secretário Edésio), e do “pistoleiro” Rodrigo Santos Ramos ( vulgo 'Terceiro'), estes dois foram mortos como “queima de arquivo”. Além disso, o agora testemunha do processo, o traficante Itamar Pereira dos Santos, levou 12 tiros, mas sobreviveu.

Como salientamos, o delegado Dr. Evy não concluiu o inquérito, passou para o promotor e pediu férias em seguida. Achamos estranho, pois o próprio delegado poderia ter concluído e feito as prisões, e ainda que, apesar de aparecer o nome do Secretário Municipal mais próximo do Prefeito e dos três Policiais, que faziam parte da segurança particular do Prefeito com outros 5, o nome dele não aparece em nada.

É mais estranho, o fato de o promotor pedir a prisão dos envolvidos no dia 08 de Fevereiro e o juiz acatar o pedido no dia seguinte e a promotoria enviar para a polícia dia 10 do mesmo mês, no entanto, a sociedade só tomou conhecimento deste fato no dia 01 de Março, pois cansado de esperar pela polícia civil e pelo secretário de segurança do Estado, o Promotor Dr. Dioneles, resolveu ele próprio, ir com dois policiais prender os acusados, entretanto, avisado, o secretário conseguiu fugir e até então encontra-se foragido, juntamente com Antônio Andrade dos Santos Júnior e Danilo Costa Leite, os policiais se entregaram no dia 1º de Março.

No dia em que se entregou o policial Sandoval ainda ameaçou o diretor do sindicato Jurandy Nacimento, a denúcia encontra-se em anexo.

Solicitamos a todas as pessoas que envie emails ao secretário de segurança da Bahia, bem como ao governador, temos que nos posicionar, pois a democracia foi atingida, já que a polícia não cumpriu um mandado de prisão de um juiz para beneficiar amigos, fato que nos leva a pensar que há muitas pessoas influentes envolvidas neste caso, os emails são agecom.ct@agecom.ba.gov.br e cesarnunes@ssp.ba.gov.br. Vamos fazer uma corrente e pedir por justiça, queremos todos os envolvidos na cadeia, seja quem for. JUSTIÇA JÁ!

Ameaça ao atual Presidente do Sindicato dos Professores de Porto Seguro


Nenhum comentário: