sexta-feira, 26 de março de 2010

Dia do Estudante em Portugal - 24/03/2010

Imagens e Vídeo WPR
Vinte e quatro de março foi um dia em que as principais Associações Acadêmicas de Estudantes do ensino superior de Portugal optaram em realizar ações simbólicas e/ou festivas, como "churrascada" e entrega de abaixo-assinado realizada somente pelos os presidentes das associações. Cada atividade foi organizada de forma local, pelo fato destas direções não acreditarem na visibilidade e força da luta estudantil nas ruas.

Em resposta, com o lema "EU NÃO FICO EM CASA", lideranças estudantis, com recursos bancados pelos próprios estudantes, conseguiram construir a unificação de um ato que deu o seu recado e visibilidade nas principais ruas de Lisboa.

Foi uma manifestação com mais de 500 estudantes que mostraram a necessidade de lutar contra o atual sistema de Ensino Superior, ou seja, por um ensino público gratuito, sem propinas e com mais apoios na Ação Social Escolar.

A irreverência marcou o ato, como é demostrado no vídeo abaixo, em que os estudantes diziam que "com esse governo (Partido Socialista) andamos para trás".

 


Esta manifestação cumpriu o seu objetivo principal de mostrar à população portuguesa que os estudantes exigem do governo mais financiamento, bolsas de estudo e qualidade para o ensino público. Além de reforçar que o movimento é contra a privatização da educação através da implementação da gestão das universidades por fundações.

O movimento estudantil saiu da praça Marquês de Pombal, passou pelo Ministério da Educaçõe e terminou na Assembleia da República.



Este ato demonstrou que a Luta se faz na rua indenpendente das direções estudantis governistas!


Wanderson Rocha
Estudante da Universidade de Coimbra

Nenhum comentário: