terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nota de esclarecimento sobre as eleições do Sind-REDE BH


Nesta semana estão sendo realizadas as eleições para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte, o Sind-REDE BH.

Duas chapas estão na disputa: a Chapa 2 – ligada à CSP-Conlutas e à atual direção do Sindicato, que conta com militantes do PSTU e independentes, e a Chapa 1, ligada à CUT, CTB e Intersindical, com militantes do PT, PC do B, Psol e Independentes.

O PSTU tem muitas diferenças políticas com a Chapa 1, especialmente devido à incoerência de unir setores que até pouco tempo atrás faziam parte da Prefeitura de Márcio Lacerda com outros que são oposição à Prefeitura.

No entanto, sempre mantivemos nossas diferenças no terreno político, no marco do debate de idéias e propostas para a categoria. Esse sempre foi o método da classe trabalhadora e que sempre norteou a intervenção da esquerda no movimento.

Por isso, são inaceitáveis os ataques que estão sendo feitas repetidas vezes por Maria da Consolação, ex-candidata a Prefeita de BH pelo Psol. Em mensagens encaminhadas para as listas dos movimentos sociais, Maria afirma:

- Que o PSTU estaria realizando uma FRAUDE nas eleições do Sind-REDE BH, assim como teria feito em 2009;
- Que a Presidente da comissão eleitoral seria do PSTU e por isso estaria tomando decisões em favor do partido, e não da categoria;

- Que o PSTU “quer ficar sozinho no sindicato” para “VENDER direitos da categoria” e transformar o Sind-REDE em “propriedade particular”, “assim como Márcio Lacerda faz com a Prefeitura”.

Gostaríamos de estar debatendo política e assuntos de interesse dos trabalhadores, mas como fomos obrigados pela “companheira” a responder a estas afirmações, gostaríamos de esclarecer o seguinte:
  1. Todo o movimento sindical sabe que o PSTU não tem como prática fraudar eleições sindicais, nem nenhuma atividade dos trabalhadores, pois isso vai contra os nossos princípios e nossa estratégia de lutar por uma sociedade socialista. Se Maria da Consolação tem esta opinião, seria importante que provasse suas acusações, sob pena de cair na vala comum dos caluniadores. Sabemos que Maria não acredita em sua própria afirmação, pois do contrário já teria apresentado provas ou até entrado na justiça, coisa que não fez nem vai fazer, já que as eleições do Sind-REDE são um exemplo de democracia. Está portanto apenas usando a mentira como arma política, atitude que repudiamos.
Mesmo assim, o PSTU apresenta uma proposta a Maria da Consolação (e vai apresentá-la também à comissão eleitoral e à direção do Sind-REDE BH): se há qualquer acusação de FRAUDE nas eleições do Sindicato, que é algo GRAVÍSSIMO, que seja instalada uma comissão de trabalhadores e movimentos sociais para acompanhar as eleições e a apuração e verificar a sua lisura. Este é o nosso método e é o que defendemos.
  1. A presidente da comissão eleitoral, companheira Gislene, não é militante do PSTU. Até gostaríamos que fosse, pois é uma lutadora que tem se dedicado à categoria, mas o fato é que ela não é. Suas decisões respondem às suas próprias convicções e aos debates feitos na comissão eleitoral e nos fóruns da categoria. Por isso, é uma pena que Maria da Consolação faça ataques falsos a uma companheira, novamente utilizando as calúnias como arma política;

  2. A direção do Sind-REDE BH, que é formada por militantes do PSTU e Independentes, se notabilizou pela luta intransigente em defesa dos direitos dos trabalhadores em educação. O PSTU não vende nem nunca venderá direitos dos trabalhadores, pois isso para nós é um princípio e o motivo mesmo de nossa existência. Não queremos ficar sozinhos no sindicato, tanto que mantemos uma defesa intransigente da proporcionalidade, para que inclusive Maria da Consolação, o Psol, o PT e o PC do B possam estar na direção do sindicato e defender suas posições. Cabe menos ainda a comparação entre nós e Márcio Lacerda, fato lamentável, que consideramos apenas como uma provocação absurda.
Lamentamos que a companheira Maria da Consolação, que cumpriu um papel importante nas eleições municipais como candidata a Prefeita, esteja jogando seu capital político no lixo, recorrendo a calúnias e ataques morais, em vez de apresentar suas propostas (e diferenças políticas) para o Sind-REDE BH. Isso já ultrapassou todos os limites!

Seria importante que o Psol, o PT e o PC do B de Belo Horizonte se posicionassem sobre estes temas, para sabermos se os mesmos compactuam com as acusações morais de Maria da Consolação, e podermos assim definir nossas relações atuais e futuras.

Belo Horizonte, 3 de Dezembro de 2012

Fonte: Blog PSTU/MG

Nenhum comentário: