terça-feira, 22 de maio de 2012

Seminário OLT (Organização no Local de Trabalho) - Sind-Rede/BH - Maio/2012

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ
8h - Café
8:30 - ABERTURA

MESA: Concepções e papel das OLTs no contexto atual das lutas dos trabalhadores

8:40 - Nazareno Godeiro (Pesquisador do Ilaese)
9:20 - Nando (Profº de Sociologia da Rede Estadual de SP, representante de escola da APEOESP)
10:00 - Rosilene Horta (Coordenadora do Núcleo Praxis da FAE/UFMG) 
10:40 - Debate na plenária
11:30 - Fechamento da Mesa
12:00 - Almoço

TARDE

MESA: Experiêcias de organização dos trabalhadores da Rede Municipal de BH

13:00 - Luiz Henrique (Profº da RMBH, diretor do sind-REDE/BH) Pontos do seminário de OLT da diretoria
13:30 - Pedro Valadares (Profº da Rede Municipal de BH) História da organização da base dos sindicatos da Rede Municipal.
14:00 - Relatos de experiências de organização das escolas e Umeis.
14:45 - Trabalhos em grupos: realidade, desafios e ações para avançar a OLT nas escolas e Umeis.
15:45 - Café
16:00 - Plenária de apresentação dos grupos e definição de ações
16:55 - Encerramento.

Nova Lima e Contagem liberam participação no Seminário
As Secretarias Municipais de Educação de Contagem e Nova Lima atenderam a solicitação do Sind-REDE em liberar os profissionais que trabalham simultaneamente nessas redes e em BH para a participação em nosso seminário de OLT. A condição colocada pelas secretarias é que o sindicato envie os nomes das pessoas que efetivamente se inscreverem. As pessoas dessas redes que trabalhem também em BH que quizerem se inscrever devem informar sobre essa lotação na hora da inscrição.
INSCREVA-SE
Ligue para o Sindicato 3226-3142 ou mande e-mail para redebh@redebh.com.br
Informe: Nome, Escola/UMEI, telefone pessoal, e-mail.
É preciso fortalecer a organização da categoria nos locais de trabalho.
Ao longo dos anos e principalmente após a expropriação das reuniões pedagógicas por parte da SMED, a categoria tem perdido força dentro das escolas.
A SMED vem buscando avançar suas garras para dentro das escolas e até mesmo para dentro das salas de aula com os diversos instrumentos de controle.
Do ponto de vista da estrutura, vem intensificando o trabalho, com novas demandas, sobretudo operativas, tomando tempo do planejamento e da elaboração intelectual dos professores. Isto se dá principalmente com as atividades relacionadas com as avaliações externas, mas também com as formações determinadas pela SMED e Gered’s. Sem o tempo coletivo e autônomo dos professores e dos demais trabalhadores da escola, fica fácil para os gestores imporem suas prescrições e o controle das execuções do trabalho.
Ficamos isolados em nossas escolas e encarcerados em nossas salas e horários. Não só ficamos expostos às acompanhantes (feitoras) de escolas, mas, estamos perdendo espaço junto às direções das escolas, que ficam a mercê dos gestores, pois, os coletivos não conseguem mais dar suporte e exigir das direções posicionamentos definidos pelas comunidades e pelos trabalhadores.
Agora a SMED tenta ampliar esse controle inserindo um formato de coordenação e de “escolha” desses coordenadores. A SMED quer que os coordenadores se transformem nos guardiões da sua política pedagógica dentro da escola. Vêm fazendo reuniões de formação e recolhendo informações sobre os profissionais através dos coordenadores.
A SMED a cada nova política nefasta de pracarização das condições de trabalho e da educação, conta com uma adesão previsível de adesão individual de pessoas da categoria que acabam por se submeter as políticas e programas oficiais devido a vantagens pessoais relativas.
Diante disso, temos sofrido na verdade uma forma de alienação do nosso trabalho, pois perdemos o controle das nossas ações e do estabelecimento dos nossos objetivos políticos e pedagógicos. A resposta que temos de construir, além de uma organização sindical forte é nosso fortalecimento em cada local de trabalho, em cada escola.
Precisamos voltar a ter grupos fortes em cada escola para definir os rumos do traalho político – pedagógico voltado para a classe trabalhadora que atendemos e construir as armas necessárias para enfrentar a SMED/PBH.
Em maio faremos o seminário de OLT, com os representantes e demais interessados, para debater formas de fortalecimento da categoria em cada local de trabalho.
Sua escola/umei não pode ficar de fora, tentem fazer com que o maior número possível de pessoas consigam participar, será um seminário o dia todo e por sabermos que tem pessoas em outras redes, pediremos a liberação nominalmente, se for necessário, por isso precisamos que as inscrições sejam feitas com antecedência.
Fonte: Sind-Rede/BH

Nenhum comentário: