Olá a Todas e Todos,
O reajuste (Projeto de Lei 1.840/11) foi aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte «CMBH» e a previsão é de que em Outubro já seja pago.
Vou utilizar este espaço para opinar sobre o que presenciei na CMBH.
Primeiro quero agradecer a quem esteve presente defendendo a emenda 5, que estendia o reajuste de 20% a todos os aposentados. Esta luta deve ser ampliada e defendida por toda a nossa categoria e demais servidores.
Obs1.: Ao final, vou inserir algumas imagens e reportagens.
Enquanto ex-dirigente sindical, e agora acompanhando de perto as nossa ações sindicais, quero parabenizar a atual diretoria colegiada do Sind-Rede/BH pela condução de todo o processo referente ao Projeto de Lei 1.840/11.
* A unificação das entidades sindicais e associativas foi decisiva para a conquista do reajuste, mesmo que de forma escalonada.
* A luta pela extensão do reajuste aos servidores celetistas teve um forte empenho da diretoria colegiada do Sind-Rede/BH, com apoio das demais entidades. Ao ser garantido pelo governo o atendimento desta reivindicação a emenda do Sind-Rede/BH foi retirada.
* Com a falta de acordo do governo em relação à extensão do reajuste para todos os aposentados da PBH, a diretoria colegiada do Sind-Rede/BH garantiu a inclusão de uma emenda, através do vereador Iran Barbosa. Algumas atividades foram realizadas na CMBH com o objetivo de conseguir o mínimo de 21 vereadores para a aprovação desta emenda. Não foi uma tarefa fácil, visto que o governo conta com uma maioria no legislativo municipal. E o resultado destas atividades, dentre elas: visitas constantes da diretoria colegiada do Sind-Rede/BH e da pressão que fizemos na galeria da CMBH, quase possibilitou a conquista de nosso objetivo. Dezenove (19) vereadores votaram pela aprovação da emenda 5 «dos aposentados».
- Oito (8) vereadores foram contra a emenda 5 «dos aposentados»: ADRIANO VENTURA (PT), ALEXANDRE GOMES (PSB), ARNADO GODOY (PT), BRUNO MIRANDA (PDT), DANIEL NEPOMUCENO (PSB), HENRIQUE BRAGA (PSDB), PAULINHO MOTORISTA (PSL) TARCÍSIO CAIXETA (PT).
- Oito (8) vereadores foram omissos, pois estavam presentes e não votaram, ou seja, também foram contra a emenda 5 «dos aposentados»: CARLÚCIO (PR), EDINHO RIBEIRO (PT do B) GÊRA ORNELAS (PSB), GUNDA (PSL), JOÃO OSCAR (PRP), PRETO (DEM), PRETO DO SACOLÃO (PMDB), TONINHO VILA PINHO (PTdoB).
Obs.2: Estes vereadores merecem um cartaz específico «com suas fotos» para circular neste ano e no momento da eleição em 2012. Assim que estiver pronto vou repassar.
Obs.3: A pressão para que haja uma valorização dos aposentados deve continuar, principalmente a situação daqueles que se aposentaram na vigência da Emenda 41 de 2003 «sem paridade: seja aposentadoria por invalidez seja aposentaria antes completar o tempo integral». Como haverá uma demora na discusão e tramitação do Projeto de Lei 1.410/10, devido à complexidade sobre a Previdência Social dos Servidores da PBH, bem como a quantidade de emendas que seão acrescentadas, outras estratégias devem ser tomadas para que não haja prejuízo maior referente à demora na aprovação, com as devidas correções, deste Projeto de Lei.
Em defesa dos aposentados: sempre!
Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer o Sind-Rede/BH
Abaixo, algumas imagens e reportagens:
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer o Sind-Rede/BH
Abaixo, algumas imagens e reportagens:
Imagens acima: Wanderson Rocha
Fonte da reportagem acima:
Jornal O Tempo - 1º Caderno - 4 - 10/09/2011
Fonte da reportagem acima:
Jornal Super Notícia - 12 - 10/09/2011
Fonte da reportagem acima:
Jornal Estado de Minas - 1º Caderno - 7 - 10/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário