quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Assassinato de Professores em Porto Seguro


Olá a Todas e Todos,
Abaixo, envio informações sobre o Assassinato de dois (2) professores na cidade de Porto Seguro.

Peço a solidariedade de Todas e Todos: Foi aprovada, em Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte do dia 02/09/11, uma moção de apoio aos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Porto Seguro. 
Nesta moção havia a seguinte orientação às Escolas e Unidades de Educação Infantil: 

Que haja o toque de 2 (dois) sinais na entrada de cada turno das Escola e Umeis da RME/BH no dia 16/09 (sexta-feira)


Assassinato de Professores em Porto Seguro

Em 17/09/2009, depois de uma semana em greve na cidade de Porto Seguro, os professores e sindicalistas Álvaro Henrique Santos e Elisney Pereira Santos, foram brutalmente assassinados em uma emboscada na casa de Álvaro e na frente de sua mãe. Este crime foi o exemplo da barbárie em que vivemos no Brasil e o exemplo maior do descaso com a educação deste país, tanto pelo crime, como pela justiça, que permitiu a libertação de todos os acusados, com isto ocorreu a morte de dois dos suspeitos pelo assassinato e uma tentativa morte de uma outra testemunha do caso, numa total “queima de arquivo”.

Dois policiais militares, que na época faziam a segurança do Prefeito Gilberto Pereira Abade, bem como o secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Porto Seguro (identificado pelo Ministério Público e Polícia Civil como o mandante do crime), foram mandados a juri popular, pelo juiz. Porém, este foi o último ato à frente do Juizado Criminal pois transferiu-se para outra cidade. Apenas o promotor permanece em Porto Seguro.

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a APLB-Sindicato de Porto Seguro organizá um congresso em educação, bem como, outras ações, com o objetivo de dar visibilidade a este crime bárbaro.

Como ato de solidariedade, o Sind-Rede/BH às escolas e unidades de educação infantil que haja o toque de dois sinais no início de cada turno no dia 16 de setembro, como forma de lembrar o assassinato dos professores e dirigentes sindicais, Álvaro e Elisney, ocorrido no dia 17 de setembro de 2009.

A luta dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Porto Seguro para que haja justiça é a nossa luta também, e é inadmissível que ainda presenciemos casos de coação, ou até mesmo de assassinatos políticos, com intenção de calar aqueles que lutam por uma educação pública e de qualidade, denunciando as irregularidades e mazelas cometidas por gestores públicos em nosso país.

Um abraço,
Wanderson Rocha

Nenhum comentário: