sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Novo PLANO DE SAÚDE: Mais informações



No dia 26 de janeiro, tivemos uma reunião com o corpo técnico da prefeitura para que fosse repassado às entidades sindicais algumas informações sobre o convênio firmado entre a prefeitura e a UNIMED.

No dia 9 de fevereiro, teremos reuniões de representantes onde discutiremos melhor o assunto. No entanto, adiantaremos algumas informações e comentários.

Adesão

A adesão do servidor ao plano de saúde é voluntária e pode ser a qualquer tempo. A prefeitura irá realizar uma ação concentrada e centralizada em fevereiro. Mas não fecha o prazo para adesão.

O atendimento dos servidores da ativa será no prédio da secretaria de planejamento que fica na R. Domingos Vieira, 120 , Sta Efigênia.

Só será atendido o servidor que agendar previamente pelo site www.pbh.gov.br, no linK da sala do servidor. Os aposentados serão atendidos no "BH Resolve" situado atrás do prédio central da PBH.

Tipos de planos

Terão quatro modalidades de planos e todos eles co-participativos, isto significa que além do valor mensal tem um valor a ser pago para cada procedimento.

Os valores, até que tenha algum reajuste, serão: consultas 8,00; exames 4,00; internação enfermaria 8,00 e internação em apartamento 40,00. Os valores da internação independem do número de dias que permanecer no hospital.

Quem migrar de outro plano para este fica livre da carência. Os trabalhadores que tem doença pré-existente e fizerem a adesão ao plano até 90 dias começando a contar em 1º de março (ou da data de ingresso do servidor na prefeitura) serão liberados da carência para doenças pré- existentes.

Subsídio

O servidor receberá subsídio para ele (a depender do salário e da idade) e para mais dois dependentes, no valor de 10,50. Para os outros dependentes o servidor poderá efetuar o plano, no entanto, não terá direito ao subsídio. Os pais não entram como dependentes e sim como agregados isto significa que os servidores podem fazer o plano para eles, mas, não receberão subsídio independente de ter outros dependentes ou não.

Será considerado o salário bruto para efeito de cálculo do subsídio. As pessoas presentes na reunião não souberam informar se, para o servidor com dois BMs, será ou não considerado para efeito do cálculo do subsídio o valor de um ou dois BMs e se as parcelas variáveis do salário (abonos, gratificações, etc.).

Tabelas e anexos

Para saber o valor que o servidor e seus dependentes irão pagar caso venham a aderir no plano cada servidor deve fazer uma simulação individual no site www. motivosunimed.com.br/implatacaopbh/.

Acesse as tabelas com os valores dos planos e dos subsídios, clique aqui.

Diante do exposto não poderíamos deixar de fazer alguns comentários e levantar alguns problemas:

1- A UNIMED é um consórcio de saúde privado, que foi ou é devedora do município de BH. Este convênio representa que o município estará utilizando recursos públicos para beneficiar uma empresa privada. Nossa reivindicação, votada pela categoria é que seja reconstituído um sistema de saúde próprio do servidor com atendimento hospitalar, ambulatorial e odontológico, aos moldes do que já foi o atendimento da Beprem. Afinal com os recursos que serão repassados à Unimed diretamente pela prefeitura e pelas mensalidades pagas por cada servidor possivelmente teríamos um atendimento de qualidade superior ao da Unimed.

2- A Unimed está bastante estrangulada, hoje a marcação de uma consulta pode demorar dois ou mais meses, o atendimento no pronto atendimento nos hospitais conveniados pode demorar 5 ou mais horas. Imaginem o que vai acontecer tenha mais 60 mil conveniados (número estimado considerando servidores, dependentes e agregados).

3- O valor do subsídio para boa parte dos professores será muito pequeno, principalmente se for considerado dois BMs para a base de cálculo. O valor do subsídio para a maioria dos dependentes será de aproximadamente 10,00.

4- Os valores gastos pela prefeitura com o subsídio, serão computados como despesa com pessoal, ou seja saem da mesma verba destinada ao salário.

Nenhum comentário: