quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Plano Nacional de Educação



ALMG sedia encontro do Sudeste sobre Plano Nacional de Educação



Acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 24 e 25 de setembro, o encontro da Região Sudeste para debater o Plano Nacional de Educação (PNE). O evento é organizado pela Câmara de Deputados, por meio da Comissão de Educação e Cultura, em parceria com o Conselho Nacional de Educação, Legislativos estaduais e entidades da sociedade civil organizada.
O novo PNE estabelecerá princípios, diretrizes, prioridades, metas e estratégias das políticas públicas para a área de educação no País, entre os anos de 2011 e 2021. A vigência decenal do plano está explicitada no nome do encontro - "Mais dez: O Legislativo e a Sociedade Construindo juntos o Plano Nacional de Educação". O documento nacional reunirá objetivos de curto, médio e longo prazos a serem assumidos pelo conjunto da sociedade civil, Poder Executivo, sistemas educacionais e Parlamentos.


.
O texto final do PNE será resultado do encontro nacional, que acontecerá em dezembro, em Brasília. Antes disso, serão organizados encontros em cada uma das cinco regiões brasileiras. Os quatro estados do Sudeste se reunirão em Belo Horizonte, na ALMG. As linhas de debate incluem questões como a busca pela universalização da educação básica e pela ampliação do acesso e permanência no ensino superior.


.
A programação do encontro realizado na Assembleia mineira inclui uma conferência do professor Carlos Roberto Jamil Cury, da PUC Minas, sobre o tema: "PNE: A Importância do Planejamento na Educação". Jamil Cury é um dos maiores especialistas em políticas públicas na área de educação no Brasil. Participou da elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na condição de presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Foi também presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma das mais importantes agências de fomento à pesquisa científica brasileira.


.


Fonte: http://www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not_757458.asp

Nenhum comentário: