terça-feira, 26 de maio de 2009

Comissão de Administração Pública discute o fim do ensino médio na Rede Municipal de Ensino de BH

Audiência debate fim do 2º grau em Escola Municipal
.
Alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda ocuparam, na tarde desta segunda-feira, 25 de maio, as galerias do Plenário Amynthas de Barros para participarem da audiência promovida pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal.

.
A reunião discutiu o fim das matrículas de ensino médio (2º grau) naquele estabelecimento escolar da região Nordeste de Belo Horizonte, a partir de 2010.
.
A audiência foi presidida pelo vereador João Oscar (PRP), vice-presidente da Comissão de Administração Pública e atual corregedor da Câmara Municipal, com a presença dos vereadores Iran Barbosa (PMDB) e Paulo Lamac (PT), líder de governo na Casa.
.
Participaram também a secretária municipal de Educação, Macaé Maria Evaristo; o secretário de Administração Regional Nordeste, Cláudio Vilela; a gerente de Educação da regional, Arlete Mol Kallab; o diretor da Escola Carlos Lacerda, Wagner Gomes Barbosa; além de outras autoridades educacionais.
..
Destino
.
A preocupação maior dos participantes da audiência pública é com o destino dos 514 alunos que cursam hoje a oitava série do ensino fundamental (1º grau) e que deverão, em 2010, ser transferidos para outras escolas de segundo grau.
.
É que a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, de 1996, determinou que o ensino médio passaria a ser atribuição dos Estados e o ensino fundamental (escola infantil até o 1º grau) seria absorvido pelos municípios.
.
Em Belo Horizonte, essa lei começou a ser aplicada em 2007, com a absorção pelo Estado de nove escolas municipais de segundo grau. Em 2008, foi a vez de outras três escolas. A secretária Macaé Evaristo informou que 26 escolas municipais ainda oferecem o ensino médio.
.
No caso da região Nordeste de Belo Horizonte, o governo de Minas deve concluir, em 2009, a construção de três escolas que serão destinadas exclusivamente às matrículas de ensino médio, evitando assim que os alunos saiam de perto de suas casas para estudarem em estabelecimentos de outros bairros.
.
Melhor em 2005
.
A Escola Municipal Governador Carlos Lacerda tem 30 anos de existência e fica na rua Princesa Leopoldina, 490, no bairro Ipiranga. Em 2005, foi considerada a melhor escola de ensino público do Brasil, conforme pesquisa da Revista Veja, baseada em avaliação ministrada pelo MEC (Ministério da Educação).
.
Com 64% dos professores pós-graduados, a escola ocupa um terreno de 26 mil metros quadrados, contando com uma área verde; biblioteca com 14 mil títulos; laboratório de informática com 26 computadores; videoteca com 300 DVDs, documentários e filmes educativos; laboratório de ciências; salas equipadas com TV e DVD/vídeo, com material para cada disciplina; sala ambiente de língua portuguesa e literatura brasileira; sala de mecanografia (xerox); e um ginásio esportivo coberto.
.
O ensino médio tem 672 alunos, com aulas pela manhã e à noite. No ensino fundamental, são 332 alunos na sexta série; 424 na sétima série e 514 na oitava e última série do ensino fundamental.
.
Informações na superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).
.

Nenhum comentário: