sábado, 7 de março de 2009

O mais importante para a PBH/SMED é o IDEB. Já a nossa condição de trabalho é coisa secundária.


Sábado, 7 de Março de 2009
Ano XV - Edição N.: 3294
Poder Executivo
Capa


PREFEITURA IMPLANTA NESTE ANO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM


Será implantado nas escolas municipais neste ano o Programa de Monito­ramento do Ensino e da Aprendizagem. A iniciativa trata da ampliação do acompanhamento do rendimento escolar dos alunos e das práticas pedagógicas dos professores, já desenvolvidos em algumas instituições de ensino com resultados positivos. Os coordenadores das escolas da rede municipal do Barreiro se reuniram no último dia 3 na Escola Municipal Aires da Mata Machado, no Vale do Jatobá, para conhecer a proposta.


A gerente regional de Educação Barreiro, Maristela Bruno, destaca a relevância do programa: “Será uma importante ferramenta para avaliarmos o aprendizado dos alunos e para aprimorarmos nossas práticas de ensino”. A iniciativa irá ajudar na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), medido pela frequência, evasão e avaliações feitas pelo Ministério da Educação.


O programa irá atender aos alunos do 1º ciclo e os estudantes do 2º e do 3º ciclos que possuem alguma defasagem no aprendizado. O objetivo é melhorar o desempenho escolar. O trabalho será focado no aprimoramento da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos.


Etapas


Inicialmente, estão sendo apurados os dados referentes à organização, estrutura e funcionamento das escolas. Na segunda etapa, serão realizadas pesquisas sobre a trajetória escolar dos alunos com defasagem para diagnóstico dos fatores que interferem no aprendizado.


Os dados obtidos com o acompanhamento servirão de subsídio para o planejamento e a elaboração de políticas voltadas ao ensino fundamental, gerando propostas de reformulação da prática de ensino conforme a dinâmica de cada escola. As ações irão implementar o trabalho dos professores da turma e os demais programas e projetos da escola.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por acaso alguém pode prestar informação sobre os resultados do AVALIA_BH aplicado no final de 2008 pela FGV e ainda sobre como estão sendo aplicadas as novas regras do IDEB nas escolas da RME_BH?