quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Manifesto em Defesa das Escolas Públicas

SIND-REDE APRESENTA MANIFESTO EM DEFESA DAS ESCOLAS PÚBLICAS AOS CANDIDATOS A PREFE ITO DE BELO HORIZONTE



O Sind-REDE/BH enviou o 'Manifesto à população e aos candidatos a prefeito em defesa da educação pública municipal de Beagá' convidando-os a debaterem o mesmo com a categoria no dia 10 de outubro. Na ocasião, ambos não compareceram. No último dia 20 de outubro, às 15 horas, o candidato Leonardo Quintão esteve presente em reunião, previamente marcada, na sede do SIND-REDE.
.
Na reunião com a diretoria e representantes de escolas e UMEIs, foram entregues cópias do manifesto e um ofício com a solicitação de uma reunião para o dia 27 de outubro, 15 horas, caso seja eleito, para discutir a participação das educadoras infantis nas eleições escolares.
.
O candidato Leonardo Quintão fez a leitura, ponto a ponto, do manifesto, solicitou esclarecimentos de alguns aspectos e se posicionou sobre as propostas da categoria.
Os presentes fizeram esclarecimentos e expressaram opiniões e posicionamentos sobre a política educacional do município.
,
Em respostas às questões apresentadas, o candidato Leonardo Quintão fez as seguintes considerações e propostas:
.
a) realizar uma conferência de educação no início do ano de 2009 para definir, entre outras questões, os critérios para ocupação dos cargos de direção da SMED;
.
b) participação das educadoras nas eleições escolares;
.
c) autonomia das escolas para definir seus projetos político-pedagógicos com a participação da comunidade escolar e respeito às assembléias escolares;
.
d) isonomia salarial para a educação infantil;
.
e) construir uma política de saúde para o atendimento dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, incluindo a questão da readaptação funcional;
.
f) analisar os casos de demissão por questões políticas no governo Pimentel;
.
g) manutenção das férias em julho e o recesso em janeiro;
.
h) discutir formas de garantir o tempo coletivo (reuniões pedagógicas e ACPAT);
.
i) discutir uma política salarial vinculada à receita do município, com transparência das contas públicas.
.
Houve ponderações sobre alguns aspectos apresentados pelo candidato, como a questão da política salarial, a solicitação da regulamentação da transição referente aos cursos de pós-graduação, e a ampliação para 1.8 do quadro de pessoal para garantir o tempo coletivo. Foi exigido que o candidato, se eleito, respeite a organização sindical da categoria.
.
Ao encerrar o encontro foi reafirmado que o espaço continua aberto para ambos candidatos para discussões acerca do manifesto.
.
Até o momento, o candidato Márcio Lacerda não entrou em nosso manifesto.
.
Diretoria Colegiada do Sind-Rede/BH

ATENÇÃO!!!
.
Estamos enviando para cada escola uma quantidade do manifesto para ser distribuído a todos os profissionais da escola, pais, mães e estudantes.
.
Ajude a reproduzir e distribuir na sua comunidade escolar.

Nenhum comentário: