quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MANIFESTO DO PSTU E PSOL SOBRE O 2º TURNO

A Frente de Esquerda Socialista(PSTU/PSOL) disputou o primeiro turno das eleições com a candidatura de Vanessa Portugal, apresentando para a população um programa vinculado às principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, nas áreas de moradia, educação, saúde, trabalho, etc.
.
Neste segundo turno, a Frente se posiciona perante o quadro de disputa, apresentando as suas posições sobre os concorrentes e convidando a população a continuar as lutas por uma vida mais digna.
.
Márcio Lacerda e Leonardo Quintão são representantes das elites, e quem vencer governará sob uma grave crise econômica, com recessão, desemprego em massa e inflação. Crise que o Presidente Lula, ao abordá-la, mente falando que a mesma não atingirá o país, mas ela já nos atinge. Um exemplo é o fato da Fiat de Betim anunciar férias coletivas para seus funcionários.
.
No inicio do 2º turno estamos assistindo no lugar de um debate alto nível como Vanessa apresentou durante a sua campanha, baixarias e ambos concorrentes prometendo o paraíso para a população de BH.
.
Por fim, é preciso, relembrar o perfil dos concorrentes:
.
Lacerda na Prefeitura é a raposa tomando conta do galinheiro. Ele é um grande empresário que fez fortuna com contratos duvidosos com as estatais da área de telecomunicações. Deve tributos para a Prefeitura e não quer pagar. É o candidato mais rico do Brasil, com fortuna estimada em R$ 50 milhões. Uniu todos os ricos e poderosos do seu lado. A arrogância e prepotência de seus padrinhos – Aécio e Pimentel - gerou um progressivo sentimento anti-lacerdista e levou uma parte da população trabalhadora a descarregar votos no Leonardo Quintão.
.
Por outro lado, Quintão é um lobo disfarçado de cordeiro. Em 2006, Quintão foi eleito deputado federal pelas grandes siderúrgicas que doaram 100 mil reais para sua campanha. Ele é parte do mesmo projeto político de Pimentel e Aécio. Veja nas palavras do próprio Quintão: “Sou aliado do governador, basta olhar as minhas votações na Assembléia. Lá em Brasília da mesma maneira.”. Por outro lado, Aécio declarou: “Estou muito tranqüilo porque o candidato que eu apoiei chegou no segundo turno na frente e o outro que chegou com ele disse que me apóia.”
.
Nem Lacerda nem Quintão, vote 16, ou 50 no segundo turno.
.
Votar 16 ou 50 é votar NULO, mas com esta posição estamos convidando a população e refletir sobre a importância e o valor do seu voto e ao mesmo tempo reafirmando a proposta de um projeto alternativo comprometido com a maioria.
.
Ambos candidatos Leonardo e Lacerda são da base de apoio dos governos de Lula, Aécio e Pimentel, e certamente governarão BH aplicando um projeto neoliberal, que ataca os direitos dos trabalhadores, mantém os serviços terceirizados e precários, arrocha os salários e favorece as grandes empresas.
.
Nós, trabalhadores e trabalhadoras, continuaremos trilhando o caminho das lutas. Vamos nos preparar para as grandes jornadas que se avizinham em defesa do emprego, do salário, da moradia, por uma vida digna, etc.
.
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2008

Nenhum comentário: