sábado, 15 de novembro de 2014

Opinião no Jornal Estado de Minas - 15/11/2014

Espaço do leitor - Professor lamenta fim de projeto pedagógico Estado de Minas - Belo Horizonte - MG -  1º Caderno -  6 -  82.658 - Sábado, 15 de novembro de 2014

Mais ou menos tempo para Atividade Extraclasse (5h ou 6h)?

Olá a Todas e Todos,
Começo com a seguinte indagação: as atuais direções já decidiram a organização do quadro da escola para 2015 ou respeitaram a decisão coletiva dos professores?

Seria muito difícil confiar numa direção de escola que, de forma unilateral, tenha decido a organização do quadro da escola com a Smed/BH. Seria muito difícil confiar numa direção de escola que incorporasse o discurso da Smed/BH dizendo que o recreio pode ser utilizado como atividade extraclasse, bem como a opção por 6h de atividade extraclasse significaria uma "dívida" de 1h com a Smed/BH, logo é mais "interessante" manter as 5h de atividade extraclasse. Esqueceram que a greve de 2014 teve como uma das pautas a luta pelas 7h de Planejamento «atividade extraclasse»?

O tempo destinado ao recreio não podeser computado, visto que não pode ser considerado momento de planejamento, o Parecernº 18/2012 descreve que o período reservado dentro da jornada de trabalho paraatividades extraclasse é destinado a:

Estudo: investir na formação contínua,graduação para quem tem nível médio, pós-graduação para quem é graduado,mestrado, doutorado. Sem falar nos cursos de curta duração que permitirão acarreira horizontal. Sem formação contínua o servidor estagnará no tempo quantoà qualidade do seu trabalho, o que comprometerá a qualidade da Educação, que édireito social e humano fundamental;
Planejamento: planejar as aulas, da melhor formapossível, o que é fundamental para efetividade do ensino;
Avaliação: corrigir provas, redações etc. Não éjusto nem correto que o professor trabalhe em casa, fora da jornada sem serremunerado, corrigindo centenas de provas, redações e outros trabalhos.

Épossível estudarmos, planejarmos e avaliarmos durante o recreio? Ementrevista que realizamos com um dos grandes estudiosos de políticas públicasno Brasil, Profº Carlos Roberto Jamil Curi, quando perguntado sobre o quepensava da postura da Smed/BH ter computado o recreio no tempo destinado aoplanejamento do professor ele disse o seguinte: 
"(...) a escola é um lugar de tempos diferenciados.O tempo principal da escola é voltado para o estudo, para o aprendizado, para oensino, para a vida de aprendizado, e isso é algo que merece ser consideradocomo trabalho. Daí porque a escola tem alguns tempos de desestressamento, eisso desde a sua origem.  O recreio é um momento muito importante paraesse desestressamento, e é um momento de encontro dos professores, na sala dosprofessores. Eu não entendo que se possa considerar o recreio como tempo deplanejamento, é um tempo de desestressamento daquela fadiga que oprofessor tem quando ele exerce a sua autoridade pedagógica".

Destaca-se que a própria legislaçãomunicipal (Lei Municipal nº 7577/1998), no parágrafo 3º do artigo 4º estabelecea jornada de trabalho dos servidores da área de Educação:
"§ 3º- Será destinadoaos ocupantes do cargo de Professor Municipal o equivalente a 20% (vinte porcento) de sua jornada semanal, desta excluído o tempo diário reservado parao recreio na escola, para a realização de atividades coletivas deplanejamento e avaliação escolar, de acordo com as regras estabelecidas pelaSecretaria Municipal de Educação". (Grifo nosso).

Quem irá dever 1h será a Smed/BH e não o professor


A Smed/BH para fugir da responsabilidade de garantir a ampliação do tempo de atividade extraclasse do Professor Municipal procurou persuadir as direções de escola a definirem, de forma unilateral, a organização do "Quadro da Escola" em 2015.


O que a Smed/BH deseja com isto? Jogar ônus da escolha por 15h de interação com o estudante para as direções de escola, pois esta opção buscará por fim a qualquer tentativa dos professores lutarem pelas 7h de planejamento (atividade extraclasse). Será que as direções de escola cairão nesta armadilha?



Teremos uma Assembleia Geral no dia 27/11, às 18h30 min., Hotel Financial, localizado na Avenida Afonso Pena, 571, 4º andar. O Objetivo desta Assembleia é organizarmos um movimento para barrar este ataque da Smed/BH.


A decisão sobre a melhor organização da escola para 2015 deve ser coletiva, deve contar com ampla participação dos professores.

Por mais tempo de Atividade Extraclasse!


Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer

Nenhum comentário: