quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Assembleia Geral - RME/BH - 27/11/2014


Olá a Todas e Todos,

Utilizo este espaço para tentar dialogar com as direções de escola. Em pleno final das atividades escolares, sem contar com a reposição de nossa greve, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed/BH) convoca as direções de escola para apresentar as "Orientações para o Ensino Fundamental Regular e EJA para 2015: tempos, espaços, pessoas e aprendizagens".

Aqui vou optar por trabalhar em tópicos:
  • Inserção das disciplinas específicas no 6º ano
A Smed/BH resolveu cumprir a legislação não foi pelo fato de descobrir somente agora que estava agindo ilegalmente, pois já são mais de 10 anos de descumprimento, mas tão somente por incompetência administrativa ao não elaborar um simples edital de concurso para Professor Municipal de 1º e 2º Ciclos, diante de um liminar judicial em vigor que proíbe o professor de trabalhar mais do que 2/3 de sua jornada interagindo com estudante. A Smed/BH é obrigada a garantir que o professor não substitua mais.
  • Plano de Melhoria da Aprendizagem para o triênio 2015/2017
A Smed/BH acaba com o Projeto de Intervenção Pedagógica e joga a responsabilidade para o "quadro da escola", dentro da proposta de 1.6 (para efeito do cálculo do quantitativo de professores que irá compor o quadro da escola para regência, coordenação e Projetos, deverá ser multiplicado o número de turmas da escola por 1.6);

O que a Secretária Municipal de Educação disse ao Jornal Estado de Minas (01º/10/2014) ao justificar a melhora no percentual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica «IDEB»: "O Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), o trabalho de formação continuada de professores e alfabetizadores e controle efetivo de fluxo por meio da Gerência Família Escola foram alguns dos fatores que nos levaram a essa nota".

Tal afirmativa durou pouco mais de 1 mês. Sem contar que tentará obrigar Bibliotecários e Auxiliares de Biblioteca a atenderem pequenos grupos de estudantes com dificuldade de aprendizagem, uma verdadeira tentativa de desvio de função.
  • Educação de Jovens e Adultos - EJA
Com o objetivo de conseguir mais professores para o diurno, a Smed/BH está "orientando" a constituição de turmas com o mínimo de 35, podendo chegar a 40 alunos. Praticamente estão propondo o fim da EJA.
  • Avaliação Escolar
A Smed/BH apresenta a proposta da avaliação do estudante ser registrada em pontos cumulativos ao longo do ano letivo, perfazendo um total de 100 pontos, porém permanecerá a progressão automática nos dois primeiros anos de cada Ciclo de Formação. Como ficaria um estudante do 4º ano com uma pontuação final abaixo de 60% ao ser pedida a transferência para outro sistema de ensino?
  • Organização dos Quadros de Escola
A Smed/BH deixou de cumprir o compromisso assumido de ampliar o tempo destinado à atividade extraclasse, após o fim da greve de 2014, ao tornar-se facultativa.

O que a Secretária Municipal de Educação disse ao Jornal Estado de Minas (01º/10/2014): "Vamos rever a carreira e a jornada dos professores, de modo a garantir que tenham um terço do tempo para o planejamento de atividades extra-classe".

Tal afirmativa durou pouco mais de 1 mês e a Secretária não cumpriu com o acordo.

15h ou 14h? Direções de escola, cuidado com a Smed/BH...

A Smed/BH para fugir da responsabilidade de garantir a ampliação do tempo de atividade extraclasse do Professor Municipal procurou persuadir as direções de escola a definirem, de forma unilateral, a organização do "Quadro da Escola" em 2015.

O que a Smed/BH deseja com isto? Jogar ônus da escolha por 15h de interação com o estudante para as direções de escola, pois esta opção buscará por fim a qualquer tentativa dos professores lutarem pelas 7h de planejamento (atividade extraclasse). Será que as direções de escola cairão nesta armadilha?

Teremos uma Assembleia Geral no dia 27/11, às 18h30 min., Hotel Financial, localizado na Avenida Afonso Pena, 571, 4º andar. O Objetivo desta Assembleia é organizarmos um movimento para barrar este ataque da Smed/BH.

A decisão sobre a melhor organização da escola para 2015 deve ser coletiva, deve contar com ampla participação dos professores.

Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer

Nenhum comentário: