Vitórias de nossa Greve:
a importância dos momentos de sabedoria
a importância dos momentos de sabedoria
Próxima Assembleia da Educação: 11/06, às 14h, na porta da PBH
Olá a Todas e Todos,
Agora é o momento de alguns
apontamentos sobre a nossa Assembleia Geral da Educação (09/06). A última
proposta da PBH, apresentada momentos antes de nossa assembleia, deve ser
analisada tendo como comparação a penúltima, neste sentido peço que vejam a
cronologia de nossa greve, que está inserida mais adiante deste texto.
Quem está acompanhando as
Assembleias da Educação sabe que deliberamos alguns princípios:
ü Não decidir os rumos do movimento
grevista tendo como base propostas do governo apresentadas por telefonema;
ü Não decidir os rumos do movimento
grevista sem que haja o registro de qualquer proposta da PBH;
ü Não decidir os rumos do movimento
grevista quando a PBH apresentar uma nova proposta, momentos antes de uma
Assembleia, pois todas e todos devem ter acesso ao conteúdo, para que assim
possamos deliberar com calma e sabedoria, sem ter que acreditar apenas nas
orientações das falas que avaliam a greve: seja pela suspensão seja pela
continuidade do movimento grevista.
Tais princípios são importantes
para que não possamos repetir as deliberações da greve unificada de 2013, e a
experiência ocorrida com os trabalhadores da saúde. Agora é o momento de fortalecermos
a nossa unidade, pois nos surpreendemos positivamente com a nossa força de
organização, principalmente com o quadro de paralisação nas instituições de
ensino.
Peço licença para reforçar e
ampliar o que registrei sobre a análise cronológica de nossa greve para que não
possamos colocar em segundo plano cada avanço de nossa luta. O
discurso de que não conseguimos nada jamais deve preponderar, pois não podemos
correr o risco de aproximar a nossa disposição de luta com a sensação de
derrota do movimento grevista. A continuidade da greve deve ser pautada pela
análise coletiva dos avanços ou não do processo de negociação, pela disposição
de luta coletiva, levando-se em consideração a conjuntura do quadro de
paralisação das escolas e umeis, pelo grau de radicalidade do movimento grevista,
pela conjuntura política, entre outros.
Obs.: De forma alguma é o meu
intuito defender neste espaço a continuidade ou não do movimento grevista. A
definição do movimento grevista se dá somente em nossa Assembleia Geral da
Educação, no dia 09/06/2014, às 14h, na porta da PBH.
Será muito
importante a participação de Todas e Todos no Comando de
Greve da Educação no dia 10/06, às 17h, no Sind-Rede/BH. O Comando
de Greve é um espaço de participação e reflexão da greve que tem por objetivo
apontar um direcionamento do rumo do movimento grevista para a Assembleia Geral
da Educação.
Quem participa decide!
A definição sobre o movimento
grevista é essencial nesta reta de decisão!
Campanha Unificada
Com todos os problemas da
campanha unificada é importante salientar que foi muito importante a nossa
união com os diversos segmentos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Em
conjunto, conseguimos mudar o índice de 5,56% de reajuste salarial para 7%, bem
como, a proposta de R$ 18,00 do vale alimentação para R$ 18,50, e do abono a
ser pago em dezembro de 2014. Além de pautarmos conjuntamente a situação
das(os) Trabalhadoras(es) em Educação contratadas(os) pelas caixas escolares;
da carreira da Educação Infantil; e das 7h de Planejamento das(os) Professoras(es).
Educação Infantil e Tempo de
Planejamento
v Proposta da PBH
(26/05/2014)
Educação Infantil – O Plano de Carreira da
Educação Infantil seria reavaliado, com uma pesquisa de salários médios pagos
em outras capitais e cidades mineiras.
Tempo de Planejamento – A PBH continuava a
afirmar que cumpria a Lei Federal 11.738/2008.
v Proposta da PBH
(02/06/2014)
Educação Infantil – Manutenção da Comissão de
estudos para a melhoria da carreira do Professor para a Educação Infantil, que
deverá ser finalizado até o final de 2014;
Tempo de Planejamento – A PBH recua do
posicionamento de que cumpria a Lei Federal 11.738/2008 e propõe a criação de
mais uma comissão com o objetivo de buscar formatos para ampliar o tempo dos
professores dedicado às ações de planejamento.
Ocupação Afonso/Baliza
(03/06/2014
A Ocupação Afonso/Baliza cumpriu
uma importantíssima missão: a necessidade de resistência dentro do “coração” da
Smed/BH como forma de conseguirmos naquele momento uma reunião de negociação.
Não só conseguimos a reunião de
negociação como colocamos a seguinte condição: a exclusão da participação do
Secretário Municipal Adjunto da Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, que está
na Smed/BH há muitos e muitos anos. Forçamos o governo a inserir a participação
da Secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, nas mesas de negociação.
v Depois da
ocupação: Proposta da PBH (04/06/2014)
Educação Infantil: A PBH sinalizou a
disposição de construir, em conjunto com o sindicato, propostas específicas
para o aperfeiçoamento da carreira do professor da Educação Infantil, tendo
como referência o modelo de carreira do professor municipal, a disponibilidade
orçamentária do Município e o compromisso de ampliar e aperfeiçoar os serviços
prestados aos cidadãos pela Rede Municipal de Ensino.
Tempo de Planejamento: A PBH passa a se comprometer a
apresentar, em 15 dias, uma proposta que permita a ampliação do tempo dedicado
pelos professores às ações de planejamento escolar, que será discutida e
pactuada com a categoria.
v Última proposta
da PBH (09/06/2014)
À partir da solicitação do
Comando de Greve da Educação a PBH agendou uma nova reunião negociação. Esta
reunião teve a seguinte pauta aprovada pelo comando: Carreira da Educação
Infantil; Ampliação do tempo de planejamento do professor; Reajustes: salarial
e vale alimentação; Recomposição salarial para 2015 e 2016 (tendo como
referência o INPC).
Recomposição salarial 2015/2016
(INPC): Foi
importante pautarmos este tema, pois como não havia registro oficial de que a
PBH iria praticar tal recomposição. O governo foi enfático ao dizer que não
existe esta proposta, ou seja, nenhum servidor terá a garantia de uma
recomposição salarial tanto em 2015 quanto em 2016.
Educação Infantil: A PBH sinalizou a
disposição de construir, em conjunto com o sindicato, propostas específicas
para o aperfeiçoamento da carreira do professor da Educação Infantil, tendo
como referência o modelo de carreira do professor municipal, a disponibilidade
orçamentária do Município e o compromisso de ampliar e aperfeiçoar os serviços
prestados aos cidadãos pela Rede Municipal de Ensino. O prazo desse estudo deverá ser concluído até dezembro de 2014, com
início dos efeitos a partir de janeiro de 2015. (grifo do que apareceu
enquanto proposta nova)
Tempo de Planejamento: A PBH se comprometeu a
apresentar, até 07 de julho, uma proposta que
vise atender às 7 horas reivindicadas pela categoria, referentes ao tempo
dedicado pelos professores às ações de planejamento escolar. (grifo do
que apareceu enquanto proposta nova)
Reajustes (salarial e vale
alimentação): A PBH reafirmou
que será mantida a proposta apresentada para todos os servidores – 7% e R$
1,50, além da proposta de abono em dezembro de 2014.
Condicionante para a proposta: A PBH registrou que a validade
das propostas está condicionada ao fim do movimento grevista e à imediata
desocupação do acampamento em frente à Prefeitura.
Procurei apresentar de forma cronológica a nossa greve para que possamos
compreender as vitórias de nosso movimento. Agora podemos, com calma e
sabedoria, definir o rumo da greve amanhã «11/06 - quarta-feira», às 14h, na
porta PBH. Quem participa decide!
Nós nos surpreendemos!
Um abraço,
Wanderson Rocha
Coletivo Fortalecer
3 comentários:
A prefeitura sinaliza, ela não escreve se comprometendo.
Fazer carreira de educador nos moldes da de professor é bem diferende da unificação das carreiras.
Estudar forma de implantar 7 h de planejamento pode ser refazendo o número de minutos por aula, ou seja, trabalhamos com alunos hoje 15h/aula com 5h/aula de planejamento, se a aula for de 50 minutos teremos as 5 horas de aula de hoje em 300 minutos que divididos por 50 já darão 6h/a de projeto.
Como será o pagamento dos dias parados é um fato relevante.Que deverá também estar claro no documento da pnh.
Finalmente sei que a avaliação é feita em base de falta de pernas, isto não discuto mas se pudéssemos levar atè sexta-feira para finalizar propostas seria mais proveitoso, ele ia querer nos tirar da rua de qualquer jeito.
Caro Wanderson, primeiro quero te parabenizar pela apresentação clara dos fatos e por suas avaliações sempre ponderadas, além das mensagens e boletins muito bem escritos.
Quanto à proposta da PBH e aos rumos do movimento, precisamos pensar com serenidade. Creio que fizemos uma greve forte durante um período, mas na última assembleia foi possível constatar o quanto ela enfraqueceu ao observamos o quadro de escolas.
Antes disso, o movimento já tinha ficado um pouco enfraquecido devido ao retorno ao trabalho de algumas categorias.
Com relação à proposta, parece-me que não haverá avanço por parte da PBH. E se pensarmos que até abril não havia possibilidade de nenhum aumento, considero que houve ganhos.
Portanto, penso que devemos encerrar a greve amanhã, aceitarmos a proposta da PBH e continuarmos alertas e solicitar da PBH o cumprimento dos demais itens da pauta que ficaram como compromissos futuros.
Maria José-profª da EMPTP
Caro Wanderson, primeiro quero te parabenizar pela apresentação clara dos fatos e por suas avaliações sempre ponderadas, além das mensagens e boletins muito bem escritos.
Quanto à proposta da PBH e aos rumos do movimento, precisamos pensar com serenidade. Creio que fizemos uma greve forte durante um período, mas na última assembleia foi possível constatar o quanto ela enfraqueceu ao observamos o quadro de escolas.
Antes disso, o movimento já tinha ficado um pouco enfraquecido devido ao retorno ao trabalho de algumas categorias.
Com relação à proposta, parece-me que não haverá avanço por parte da PBH. E se pensarmos que até abril não havia possibilidade de nenhum aumento, considero que houve ganhos.
Portanto, penso que devemos encerrar a greve amanhã, aceitarmos a proposta da PBH e continuarmos alertas e solicitar da PBH o cumprimento dos demais itens da pauta que ficaram como compromissos futuros.
Maria José-profª da EMPTP
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