sábado, 9 de abril de 2011

Nota do Sind-Rede/BH sobre o caso em Realengo, no Rio de Janeiro

O sindicato dos trabalhadores em educação da rede pública municipal de Belo Horizonte solidariza-se com os pais e mães que perderam seus filhos de forma tão atroz. Não apenas pela retórica de um caso de repercussão mundial, mas, sim, porque compartilhamos cotidianamente do ambiente escolar.


Nós, Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte estamos chocados e indignados diante desta tragédia.* 

As escolas fazem parte de nossas vidas, trabalhamos e vivemos em função de garantir uma educação digna para as crianças e adultos que necessitam dela. Lutamos arduamente, dia a dia, para que os governos invistam em serviços públicos como educação e segurança. Levantamos bandeiras e vamos às ruas para garantir um futuro digno às crianças deste país. Somos atacados pelas prefeituras, somos acusados de "baderneiros" e "rebeldes", mas não abaixamos a cabeça e não desistimos de lutar por uma educação pública de qualidade. Portanto quando a falta de preocupação dos governos em investir em educação e segurança resulta em um caso como este, nos sentimos ainda mais revoltados. A mãe de uma das vítimas levantou um questionamento que também nos fazemos: "quando o Obama esteve aqui, toda a polícia foi mobilizada. Nas escolas quase não há guardas. Por que o Obama precisa de tanta polícia?". Este nó na garganta ainda permanece. 

Todos os dias ouvimos relatos de violência nas ruas, nas escolas e por toda a sociedade. Essa onda de violência e o adoecimento psíquico das pessoas estão diretamente relacionados a este sistema capitalista que transforma o homem numa máquina impessoal destruindo valores como a respeito ao próximo e o sentimento de pertencer a uma sociedade que precisa ser construída em bases igualitárias e justas.

Por fim, gostaríamos de dizer aos familiares das vítimas que nós, do Sind-Rede/BH, não apenas nos solidarizamos com discursos, mas também com atitudes. Continuaremos firmes e fortes, intransigentes e irrevogáveis na luta por uma educação pública de qualidade com segurança para os alunos e uma sociedade mais justa, digna e humana.

Fonte: Sind-Rede/BH

* Modificação da frase original para abranger todas e todos que trabalham nas Escolas e Unidades de Educação Infantil da RME/BH.

Nenhum comentário: