terça-feira, 13 de abril de 2010

Suspensão - Greve RME/BH 2010

.
Uma análise transatlântica

Os elementos da arte da guerra são: primeiro, a noção de espaço;
 segundo, a avaliação das quantidades; terceiro, os cálculos;
quarto, as comparações; e quinto, as possibilidades de vitória.
Sun Tzu (2005:50), A arte da guerra.

Nesta análise quero realçar que é uma visão particular referente a um período específico, de forma alguma é um exemplo geral para os Trabalhadores em Educação e nem tão pouco tem validade universal, porém são boas razões para se pensar as evoluções do nosso movimento sindical na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte nos períodos recentes.

Por que está foi uma greve com participação significativa da categoria? A resposta não é simples, mas ouso responder com uma visão bem particularista. Esta greve foi construída no ano passado quando apostamos na formação e no fortalecimento dos representantes de Escola e Umei, das muitas reuniões de “negociação” sem resultados efetivos, nas muitas Assembleias e atos conjuntos com os demais servidores e outros sindicatos, através da Coordenação Nacional de Lutas – Conlutas que, de alguma maneira, possibilitou a construção de um sentimento de unidade.

Os que acompanharam a trajetória do Coletivo Fortalecer compreenderam que não podíamos apostar numa greve imediata e com pouca adesão e participação como foi a greve do ano passado, numa assembleia com menos de quatrocentos Trabalhadores em Educação em que houve a contagem de pessoa por pessoa, pois não havia uma visibilidade nítida para apontar a proposta que foi aprovada. Esta greve era para o início do segundo semestre e não passou de um dia, pois a Assembleia Geral retomou a necessidade de construção de uma greve com ampla participação.

A eleição para a diretoria do Sind-Rede/BH refletiu o quanto que estávamos com a política correta ao construirmos um espírito de classe e de empoderamento dos representantes, principalmente chamando-os, em maioria, a fazerem parte da eleição, nisto tivemos como resultado a confiança de mais de cinquenta por cento da categoria. Outro acerto foi a construção de um espaço virtual em que as informações sindicais, políticas e pedagógicas passaram a chegar com maior rapidez à maioria das Escolas e Umeis.

Reforço que esta greve foi o resultado das experiências realizadas no passado, da política intransigente da prefeitura e pela maior aproximação com o sindicato. A diretoria conseguiu dar visibilidade na imprensa a uma das maiores greves do pós 2001, ou seja, a prefeitura sofreu um desgaste social que jamais esperava.

Penso que este histórico movimento rompeu com a relação top down que a prefeitura tinha estabelecido nos últimos períodos com os Trabalhadores em Educação, principalmente com a entidade representativa. Com este movimento a prefeitura registrou publicamente a sua proposta de 4,11%, adicional para os cargos de nível médio, o não corte dos dias paralisados e a continuidade da negociação numa relação de respeito à categoria, através do Sind-Rede/BH.

Este valoroso movimento grevista conquistou – o que as mais recentes greves não haviam conseguido – uma inegável adesão, constante visibilidade midiática, apoio social, desobediência civil à opressão política e jurídica, recuo público do governo. O índice é muito baixo, porém os seguintes pontos devem ser analisados: devemos pensar nas próximas greves, campanhas salarial e pedagógica, bem como ampliar a participação e a mobilização de quem não participou, pois isto é primordial para o fortalecimento da nossa luta. Por último, esta greve nos levou à constituição de um grupo corporativo com um enorme poder de veto.

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua,
já que nunca pensaremos todos da mesma maneira,
 já que nunca veremos senão uma parte da verdade
 e sob ângulos diversos.
Mahatma Gandhi

Um abraço, parabéns às Lutadoras e aos Lutadores da Rede Municipal de Belo Horizonte.

A luta contra os poderosos não termina no hoje, e nem no saudosismo do ontem, pois se fosse assim o amanhã não teria razão de existir.

Wanderson Rocha

Coimbra/Portugal – 2010

Um comentário:

Unknown disse...

Que seu "transatlântico" continue em porto seguro europeu ou quem sabe em plagas ainda mais distantes? Quem sabe onde não exista internet? Quem sabe assim não seremos obrigados a ler o que você escreve para você mesmo achando que faz sentido para mais alguém. Me poupe! Solicito que os realistas políticos do "Coletivo Fortalecer" retirem o meu endereço eletrônico da lista dos seus seguidores... Agradeço a cortesia, Angela Cristina Sampaio (EM.Geteco).