quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Conlutas deseja boas festas aos lutadores e lutadoras de nossa classe



Final de ano

O ano de 2009 foi intenso. A crise econômica mundial mostrou suas garras no Brasil com demissões e retirada de direitos dos trabalhadores. Este fato sinalizou a quantidade de mobilizações que a Conlutas teria pela frente. A luta dos trabalhadores da Vale, da GM e da Embraer contra demissões tiveram expressão nacional no enfrentamento com os patrões e o Governo Lula.



Muitas outras mobilizações aconteceram: as dos servidores municipais, estaduais e federais em quase todos os estados brasileiros; a duríssima greve dos funcionários do INSS; a campanha pelo “Fora Yeda” no Rio Grande do Sul; dos trabalhadores da construção civil, no Pará; as ocupações do MTST e das reitorias das universidades do país, além de tantas outras lutas.

A Conlutas participou e impulsionou campanhas nacionais importantes, como pela reestatização da Embraer e da Vale, e da Petrobrás 100% Estatal; a mobilização em defesa dos salários dos aposentados e pelo fim do Fator Previdenciário. Também teve papel importante na campanha nacional contra a criminalização dos movimentos sociais e sindical. Dois dias nacionais de luta unificada marcaram o ano: 30 de março e 14 de agosto.


No segundo semestre, as campanhas salariais nacionais de metalúrgicos, bancários, petroleiros e trabalhadores dos Correios fizeram parte de um esforço dos sindicatos e oposições ligados à central para unificar essas lutas e buscar vitórias.


Em 2009, a Conlutas consolidou seu perfil de luta, democrático e socialista no Brasil e se afirmou como um pólo alternativo de direção do movimento de massas.


Como parte do empenho e atuação consciente de nossas entidades, conseguimos dar um passo importante no processo de reorganização e realizaremos no próximo ano um congresso para unificar a Conlutas, a Intersindical e outros setores do movimento sindical, popular e estudantil. Isto representa uma importante vitória para a classe trabalhadora!


Como a crise econômica ainda não se resolveu, em 2010 teremos importantes tarefas pela frente. Entre elas, a organização das lutas, combinadas com a preparação do Congresso da Conlutas e do Congresso de Unificação.




Que tenhamos um 2010 de muitas realizações!



Coordenação Nacional de Lutas - Conlutas


Nenhum comentário: