quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Em breve informo sobre as emendas ...

CMBH finaliza reuniões plenárias


Vereadores da Câmara Municipal de Belo aprovaram, na última reunião extraordinária do ano, sete projetos de lei: um em 1º turno e seis em 2º turno. A reunião foi realizada na quarta-feira, 23 de dezembro, no Plenário Amynthas de Barros.


O primeiro projeto votado foi o de número 853/200, autorizando o Executivo a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal e/ou outra instituição financeira ou entidade de crédito definida pelo Governo Federal e a oferecer garantias. O valor do financiamento de R$1,6 bilhão será usado em obras de infraestrutura necessárias à realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 na cidade. O projeto foi aprovado em 2º com voto favorável de 28 vereadores.


Também em 2º turno, com 31 votos favoráveis, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 832/09, de autoria do Executivo Municipal, alterando as Leis 7.378, de 7 de novembro de 1997; 8.725, de 30 de dezembro de 2003; 5.641, de 22 de dezembro de 1989; e 5.839, de 28 de dezembro de 1990. O projeto define multas e novas taxas para cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para associações de profissionais liberais.


Os vereadores rejeitaram a Emenda Aditiva 1, que reduzia o Imposto sobre Serviços (ISS) para serviços na área de Turismo, e aprovaram a Emenda Aditiva 2 fixando em 5% a cobrança por serviços de licitação e cessão de uso de espaços destinados à instalação de stands em áreas dos chamados “shoppings populares”. A Emenda vai permitir que a Prefeitura aumente a arrecadação, já que incide sobre o aluguel recebido pelos empreendedores que administram os shoppings.


Foi aprovada também a Emenda Aditiva 3, permitindo que engenhos de publicidade - no caso, placas indicativas colocadas em frente aos estabelecimentos comerciais, identificando-os - não paguem taxa de publicidade. Foram 32 votos favoráveis à Emenda.

Reajustes aprovados

Aprovados em 2º turno, os projetos de lei 854/2009 e 855/2009, de autoria do Executivo, tratam de reajustes remuneratórios a servidores e empregados públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo e a servidores e empregados públicos da Área de Atividades da Saúde da Administração Direta e Indireta do Município, respectivamente.

Diploma de jornalismo será obrigatório


Foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei 667/2009, que estabelece a obrigatoriedade de diploma de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para os profissionais contratados para o exercício de Jornalista ou Assessor de Imprensa nos poderes Legislativo e Executivo no Município de Belo Horizonte.


De acordo com o vereador Adriano Ventura (PT), jornalista e autor do projeto juntamente com Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara, este é um ganho enorme para a profissão, que está sem regulamentação após a decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a obrigatoriedade do diploma.


Outras aprovações


Foram aprovados também o PL 556/2009, de autoria de Silvinho Rezende (PT), Luzia Ferreira (PPS), João Bosco Rodrigues (PT), João Oscar (PRP), corregedor da Casa, Alexandre Gomes (PSB) e Iran Barbosa (PMDB), que dispõe sobre a desafetação e doação de área que menciona; e o PL 358/2009, de autoria do vereador Hugo Thomé (PMN), que cria o Programa de Agricultura Urbana e Peri-Urbana (PROAURP) em Belo Horizonte.


Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).

Fonte:

Nenhum comentário: