terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vereadoras(es) de BH Online

REUNIÃO PLENÁRIA

02/08/2010

Vereadores retomam os trabalhos com transmissão ao vivo pela internet

A primeira reunião plenária após o recesso parlamentar, no dia 2 de agosto, foi aberta com a estréia do sistema de transmissão em tempo real pela web. Diariamente, o belo-horizontino poderá acompanhar, ao vivo, o trabalho dos vereadores, ouvir suas propostas e conferir as discussões e votações de projetos. Para os parlamentares, a iniciativa é um ganho importante para a população da capital.

A transmissão ao vivo das reuniões plenárias e de comissões da Câmara Municipal de Belo Horizonte acompanha uma tendência nacional, seguindo a trilha de outros municípios que já fornecem o serviço, como Poços de Caldas, Caxias do Sul, Apucarana, Ipuã, Limeira, Guariba entre outras cidades de diversos estados do país, incluindo também a Câmara Federal e o Senado.

A iniciativa, além de dar mais transparência aos trabalhos da Casa, garante que as atividades possam ser acompanhadas por qualquer cidadão, em qualquer lugar. Ao invés de se deslocar até a sede da CMBH, o cidadão poderá assistir às reuniões a partir de computadores domésticos ou telecentros conectados à rede mundial de computadores.

Para a presidente da CMBH, vereadora Luzia Ferreira (PPS), a nova tecnologia vai aproximar o cidadão do Legislativo Municipal. “As pessoas vão poder participar mais, contribuindo com críticas e sugestões”.

Equipamento

A CMBH contará com cinco câmeras fixas (localizadas nos plenários) e uma câmera móvel, que pode ser utilizada para gravações e transmissões ao vivo de qualquer local que tenha conexão com a internet.

As câmeras instaladas na CMBH serão manipuladas por operadores, que ficarão responsáveis por direcionar o enquadramento via sistema e programas específicos contratados pelo Legislativo. Além da transmissão ao vivo, o portal de TV Web contará com um banco de vídeos de um período de dois anos, que poderão ser acessados a partir da demanda do usuário.

Projetos em pauta

Durante a primeira reunião plenária do segundo semestre, que contou com a presença de 31 parlamentares, os vereadores falaram sobre a importância de dar continuidade à apreciação dos projetos, mesmo durante o período eleitoral.

“Boa parte dos vereadores está se candidatando nessas eleições gerais e a população vai poder acompanhar, agora pela internet, como eles vão se comportar. O trabalho na CMBH não pode ser minorado em função do processo eleitoral”, comentou Neusinha.

Para o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), projetos fundamentais para a cidade devem ser apreciados no segundo semestre, como a concessão do meio passe no transporte coletivo, o reajuste dos servidores municipais e o projeto sobre a construção de um hospital no Barreiro.

Responsável pelas Informações: Superintendência de Comunicação Institucional.

Fonte:

Nenhum comentário: