segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Definições da Reunião de Representantes:

Reunião de Representantes em 17/8



Na terça-feira, 17/8/2010, nos três turnos, ocorreu nova Reunião de Representantes de Escolas, no Sind-REDE/BH. O ponto principal de discussão pautou os encaminhamentos para a mobilização em relação ao Projeto de Lei 1174. Em 5/8, a assembleia dos trabalhadores da Rede decidiu lutar contra a implementação da BCMI, prevista no artigo 7º desse PL, e mobilizar-se nos dias de votação do mesmo. Porém, o PL continua parado e, até o momento, não há sinal de que a PBH vá retirar o artigo. Para continuar pressionando os vereadores, a reunião deliberou realizar uma manifestação com todos os representantes, na Câmara Municipal, na próxima semana (dia e hora a definir).

Para semana que vem, o Sindicato também está tentando agendar uma reunião com a presidente da Câmara, vereadora Luzia Ferreira, no sentido de agilizar a votação do reajuste. Sobre isso, os representantes também votaram denunciar na mídia o descumprimento do acordo de greve por parte da PBH e reunir novamente o Comando de Greve para cobrar do governo o reajuste - que já deveria estar no bolso dos trabalhadores. Na reunião da noite, foi aprovada a proposta de realizar passeatas, nos contraturnos, reivindicando a retirada da BCMI e exigindo da Prefeitura o cumprimento da palavra empenhada. Foi definido também que as escolas deverão preparar faixas para os dias de votação na Câmara.

Veja abaixo as demais definições das reuniões sobre os assuntos em pauta:

- O Sindicato deverá fazer um levantamento das escolas que não aplicaram os Estudos Autônomos. A deliberação da categoria é de ser contra essa forma de recuperação, implementada no 3º ciclo, e de continuar negociando uma mudança com a SMED, para ser aplicada em 2011. Nossa proposta é: recuperação em todos os conteúdos, no contraturno, aplicada por um professor recuperador; avaliação feita pelo professor do aluno; recuperação ao longo do ano e que não modifique o conceito do ano anterior.

- Denunciar as avaliações externas impostas pelo governo (Avalia-BH, IDEB, SIMAVE etc). O Sindicato irá produzir um panfleto para ser distribuído nas escolas.

- Continuar reivindicando a autonomia das escolas na elaboração de seu Regimento. Leia aqui as novidades sobre o assunto (link para o texto novo sobre o regimento).

- Exigir que a PBH contrate professores concursados (fora do 1.5) para trabalhar com alunos de inclusão.

- Pautar, nas discussões com a categoria, uma campanha em defesa da Educação pública, com a realização de um seminário para debater a política educacional imposta pelos governos neoliberais e as ações para nossa defesa de uma Educação que atenda às demandas da classe trabalhadora.

- Divulgar, nos materiais do Sindicato, a campanha de doação de sangue iniciada no período da greve, acrescentando doação de órgãos.

- Divulgar amplamente os problemas gerados pela política de abono da PBH, colocando os problemas em relação aos critérios excludentes.

- Denunciar a política da PBH em relação ao adoecimento dos trabalhadores (exclusão do tempo das licenças para progressão na carreira e recebimento de abonos).


Nenhum comentário: