segunda-feira, 13 de julho de 2009

REUNIÃO NACIONAL 24/07 (sexta-feira)


SERVIDORES MUNICIPAIS E A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
.
Os trabalhadores do serviço público municipal têm sentido os efeitos da crise econômica mundial. Em diversos municípios, especialmente no primeiro semestre de 2009, os prefeitos têm deixado de repassar os reajustes inflacionários e descumprido acordos com as entidades do funcionalismo, sob o pretexto de queda na arrecadação.
.
As ações implementadas obedecem a uma lógica unitária: atribuem ao trabalhador o “pagamento da conta da crise”. Mesmo em municípios distintos, há uma identidade entre as saídas oferecidas pelos governos aos servidores, sendo que todas elas se refletem em arrocho salarial e perda dos direitos.
.
Esse cenário é parte das conseqüências, nos municípios, das ações implementadas pelo governo federal para “salvar” o país da crise, cujo pacote de medidas se baseia na renúncia fiscal (isenção de impostos), aplicação de dinheiro no setor privado (300 bilhões) e corte de orçamento para o serviço público (o que pode significar diminuição no repasse do fundo de participação dos municípios).
.
A seguir o caminho tomado pelos governos, a realidade dos servidores municipais está muito longe da ideologia propagada, de que a crise já passou. Ao contrário, pode ser que o pior ainda esteja por vir.
.
Em vários municípios ocorreram e estão ocorrendo mobilizações, paralisações e greves, mas precisamos de uma resposta unitária, que possa garantir nossos direitos. Por isso, estamos reiterando o chamado a todos os sindicatos, entidades ou oposições ligadas aos servidores municipais, que atuam ou não no interior da Conlutas, para realizarmos uma reunião nacional e construirmos juntos um plano de lutas e uma saída dos trabalhadores frente à crise. Contamos com sua presença!
.
Pauta: “A crise econômica e os impactos para os trabalhadores do serviço público municipal”
.
Data: 24 de julho de 2009 -sexta-feira
Horário: 14:00h
Local: Auditório do SINDJUSTIÇA - RJ

Endereço: Travessa do Paço, 23, 13º andar - Praça XV – Centro – Rio de Janeiro

Nenhum comentário: