segunda-feira, 8 de junho de 2009

Coordenação Nacional de Lutas - CONLUTAS


Mobilização
.
Belo Horizonte e Contagem são palco de grande manifestação de servidores públicos municipais


Na quarta-feira (3), servidores públicos municipais da capital mineira juntamente com os da educação e saúde de Contagem, promoveram uma manifestação que contou com a participação de mais de 3 mil servidores. Participaram servidores e agentes da saúde de BH e Contagem, trabalhadores em educação de BH e Contagem, administração direta, fiscalização, limpeza urbana, agentes de controle de zoonoses e endemias, Urbel, dentre outros. Foi uma grande manifestação unitária.

.
Esta foi a resposta dada pelos servidores públicos à política dos prefeitos da grande BH que resolveram por oferecer reajuste zero para os seus respectivos funcionalismos, bem como cortar recursos para as áreas sociais, com a desculpa da crise econômica que assola o mundo.
.
Os servidores, por outro lado, entenderam que era a hora de unir forças e sair pelas ruas denunciando a hipocrisia dos governos que gastam milhões em propaganda publicitária, em contratos milionários com empresas e com o aumento de seus próprios salários. É o caso do prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB, PT e PSDB), que, apenas neste primeiro trimestre de 2009 gastou R$5.519.000 (segundo o DOM do município) em publicidade, e sobre o aumento dos salários do 1º escalão em BH, foi na ordem de 26%; já em Contagem, a prefeita Marília Campos (PT) garantiu aumento de até 77% para os cargos comissionados.
.
Estiveram presentes na manifestação, as centrais, CONLUTAS, CUT e CTB, a Federação Democrática dos Trabalhadores Metalúrgicos de MG, o Sindados, Sindeess (trabalhadores da saúde privada), Sintsprev MG, Sinpro-MG, sindicato dos servidores públicos de Nova Lima, Comando de greve dos trabalhadores em educação de Ribeirão das Neves, o movimento estudantil e os movimentos, de luta pela moradia do Barreiro e da Comunidade Zilah Spósito. O destaque fica para a Conlutas, que foi a central que se empenhou no fortalecimento da luta dos servidores, bem como na construção da unificação destas lutas que não ocorriam unificadas há anos.
.
No próximo dia 23 de junho teremos outra manifestação com greve geral dos servidores. Até lá estaremos discutindo com os trabalhadores a perspectiva de uma greve por tempo indeterminado, caso o governo não venha a atender as justas reivindicações da categoria. Estaremos também articulando com as demais cidades da região metropolitana a realização de um ato público de toda a região.
.
Ao final, os trabalhadores em educação aprovaram uma moção de apoio à greve dos professores em SP, que neste mesmo dia estariam realizando a sua assembleia geral.
.
Pedro Valadares, de BH

Executiva Mineira da Conlutas

Diretor do Sind-Rede/BH
.

Nenhum comentário: