sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Diretora de Escola sofre agressão em Contagem

NOTA A IMPRENSA

SIND-UTE REPUDIA VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES E DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CONTAGEM

Neste dia em que mais uma cena de violência contra uma educadora é divulgada para todo o mundo, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, subsede Contagem vem a público manifestar sua indignação diante do desrespeito a que os educadores deste e de outros municípios tem sido submetidos ao longo dos últimos anos.

Informamos também que esse caso não é uma situação isolada, tendo se tornado corriqueiras agressões cometidas contra professores por alunos, pais e mães despreparados para a tarefa de educar dignamente seus filhos.

Em Contagem, recebemos todas as semanas, denúncias de profissionais acometidos pela violência e ao buscar a intervenção do poder público,a categoria não recebe acolhida, tendo o governo na maioria das vezes resistido até a autorização do afastamento do profissional atingido pelo ato violento. Assistimos na última semana, a imprensa repercutir declarações das administrações de Contagem, Belo Horizonte, Betim e Ribeirão das Neves acerca da ausência ao trabalho de servidores da educação e ao anúncio de convênio de combate ao “absenteísmo”,expressão usada por eles para caracterizar a falta ao trabalho.Eis senhores governantes uma das causas,o medo de perder a própria vida.

Saibam que enquanto os senhores cumprem as suas jornadas de trabalho em gabinetes com ar condicionado e viajam em aviões fretados às custas do dinheiro público, os professores são obrigados a conviver com maus tratos cotidianos, que começam nos salários de fome que nos são pagos, prédios mal conservados, salas de aulas superlotadas e mal equipadas para o trabalho pedagógico,além falta de educação da maioria dos estudantes. Eis uma boa oportunidade para os senhores se preocuparem com as causas das ausências ao trabalho.

Atuar na educação tem se tornado a cada ano, tarefa de heróis, rótulos que trocaríamos de bom grado por salários dignos, condições de trabalho decentes e mais comprometimento de autoridades e famílias. Enquanto isso, a cada ano, menos jovens procuram a carreira da educação nas escolas de ensino superior. Num dia em que são divulgados resultados nada favoráveis a respeito do rendimento dos estudantes brasileiros chamamos a sociedade a refletir sobre os destinos da educação nacional.

Já dizia um sábio que se conhece a natureza de um povo pela forma como trata suas crianças e seus mestres e ao depararmos com uma greve de quase 80 dias na rede estadual de ensino, sem que nenhuma autoridade do estado tenha se manifestado em busca da sua solução,só podemos externar a nossa sensação de abandono.
Estamos entregues a nossa própria sorte!
Diretoria Colegiada do Sind-Ute Subsede Contagem
Ademilson Ferreira - Coordenador Geral-97028995
Luzia Lima Moreira -Diretora de Comunicação -96098020
Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação
Subsede de Contagem
Rua Rodrigues Alves,223 – JK – Tel. (31) 2559 – 0802 / 3395 - 1474

Nenhum comentário: