domingo, 21 de novembro de 2010

Malu Mader "avaliou" a sua escola?

Imagem da série A Justiceira


Faço um convite para consultarem o que a Malu Mader "diz" sobre cada escola pública, principalmente, para quem acredita que os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) são utilizados apenas para construir um parâmetro de qualidade em que serão implementadas políticas de investimento à partir dos resultados finais, sem buscar, com isto, rotular as escolas como "pior" e "melhor" ou "com qualidade" e "sem qualidade", mas valorizar os avanços de um ano para o outro.

A Malu Mader diz na abertura do site EDUCAR PARA CRESCER: "como mãe brasileira eu me preocupo com a qualidade da educação de nossas escolas. É por isso que eu fico sempre de olho no IDEB, uma nota de 0 a 10 que toda escola pública possui. Vamos descobrir qual a nota da escola de seu filho?"

A Malu Mader disse o seguinte da escola que trabalho (atualmente estou licenciado para fazer o mestrado): "Esta escola ainda não tem uma Educação de qualidade. Converse com o diretor e descubra como você pode ajudar."

Não quero perder o foco, mas quero escrever uma nota de rodapé, como dizem aqui em Coimbra. Tenho certeza que a minha companheira deve estar a pensar: depois que a Malu Mader disse isso da sua escola vai continuar a sua admiração por ela? Lógico que responderei cabisbaixo: Você tem razão meu amor, mas as decepções fazem parte da vida e as frases interpretadas por esta atriz sobre "minha" escola é um exemplo disto!

Continuando. Se o objetivo era avaliar o desenvolvimento da aprendizagem e o fluxo dos estudantes a mensagem veiculada não divulga os dados de 2005, 2007 e 2009 da escola que trabalho, no qual atingiu respectivamente: 4,5; 4,3 e 5,7. Sendo que esta última nota ultrapassou as metas projetadas para 2009 (5,3).

Estas(es) "amigas(os) da escola" devem preocupa-se com o quanto é investido para termos uma educação pública de qualidade, quantas e quais foram as formações continuadas oferecidas para as(os) Trabalhadores em Educação, como anda o investimento na carreira profissional e em salário, quais são as garantias oferecidas para uma educação inclusiva, quais são as políticas preventivas para a saúde laboral, entre outras indagações.

Aquelas(es) que trazem como referência o sistema de avaliação realizado nas escolas dos EUA precisam acompanhar os movimentos organizados contrários a este sistema que levou ao declínio do profissionalismo docente e banalização do currículo. Estes movimentos buscam propor alternativas de avaliação tendo com foco o ensino de qualidade.

Por fim, este sistema de avaliação pode transformar as escolas públicas em espaços de "treinamento" de alunos para as avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, correndo-se o risco de transformar em segundo plano as demais Disciplinas e Projetos Pedagógicos.

Ainda tenho a esperança de um movimento contestatório a este tipo de avaliação, seja através do movimento estudantil, movimento de pais, movimento docente ou uma resposta conjunta destes movimentos.

Não podemos mais incorporar a política governamental e social de responsabilização de alguém (Estudante/Pai/Professor).

Caso queira escutar a "opinião" da Malu Mader sobre a sua escola acesse: http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/

Wanderson Rocha
Professor da RME/BH
Mestrando em Sociologia da Universidade de Coimbra

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