quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VERGONHA! Reajuste não foi votado por falta de quorum na CMBH


Os servidores municipais lotaram a Câmara Municipal nesta quinta-feira, 23/9/2010, pela manhã, durante a Sessão Extraordinária que votaria nosso reajuste salarial (PL 1174/2010). Foram 14 ônibus levando os trabalhadores da Educação e estudantes de escolas e, certamente, cerca de mil pessoas em mobilização. Nunca a Casa esteve tão cheia, mas isso não pareceu importar aos vereadores. No início, o painel do Plenário marcava 28 vereadores presentes mas, logo após, oito abandonaram a sessão, inviabilizando a votação dos vetos e projetos de lei pautados, incluindo o PL 1174.

Uma grande decepção tomou conta de todos: afinal, para que serve um Legislativo que, quando é para votar projetos de interesse da população, não funciona? O que deve ser prioridade para os vereadores: as campanhas eleitorais (56% são candidatos a deputados, nessas eleições) ou exercer a função para o qual foram eleitos e são muito bem remunerados? Ficou claro, para os trabalhadores presentes, que os políticos do Legislativo mineiro só trabalham quando querem e quando é de interesse de seus partidos e da Prefeitura.

A PBH também descumpriu sua palavra: até o início da Sessão, o prometido substitutivo elaborado pelo governo não havia chegado. Os representantes de escola presenciaram o vereador Paulo Lamac, porta-voz do governo, garantindo que o documento seria enviado até semana passada (ver vídeo do dia 15/9, na página principal do site). Em meio à Sessão desta quinta, o substitutivo da PBH chegou "de surpresa", mas foi devolvido por motivo desconhecido e nenhum trabalhador conseguiu ter acesso ao seu conteúdo.

Tendo em vista os últimos acontecimentos, o Sind-REDE/BH está convocando, com urgência, uma PLENÁRIA DE REPRESENTANTES, no dia 27/9, segunda-feira, para debater e decidir os próximos passos da luta pelo reajuste. Teremos que entrar em greve? É isso o que a Prefeitura e os vereadores querem para a Educação Municipal? O desrespeito e a indiferença que eles demonstram para com os servidores só pode significar menosprezo àqueles que necessitam do ensino público. Portanto, vamos todos juntos debater estratégias para continuar exigindo nossos direitos: dia 27/9, às 8h, na Câmara, Plenária de Representantes conjunta com o Sindibel. No mesmo dia e local, às 14h, haverá uma reunião com os representantes que não puderem participar da Plenária da manhã.

Saiba quem são os 20 vereadores que permaneceram na Sessão até o final:

Alexandre Gomes
Chambarelle
Divino Pereira
Edinho Ribeiro
Fred Costa
Geraldo Felix
Henrique Braga
Hugo Tomé
João Bosco Rodrigues
João Oscar
João Vitor Xavier
Luzia Ferreira
Maria Lúcia Scarpelli
Paulinho Motorista
Paulo Lamac
Pricila Teixeira
Reinaldo - Preto Sacolão
Reinaldo Lima
Ronaldo Gontijo
Sérgio Fernando

Nenhum comentário: