terça-feira, 31 de maio de 2011

PPP na Educação - RME/BH

31/05/2011

Comissão vai analisar proposta de Parceria Público Privada na área de ensino

A criação da primeira Parceria Público Privada (PPP) na educação está em estudo pela Prefeitura de Belo Horizonte, que contratou uma consultoria para apontar a viabilidade econômica, técnica e jurídica do projeto. A iniciativa privada seria responsável pela construção de escolas e gestão de serviços como limpeza, segurança e compra de materiais. A proposta motivou a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo a realizar audiência pública amanhã (01/06), às 13h30, no Plenário Paulo Portugal. 

O projeto da PPP no segmento de ensino demandaria investimento de cerca de R$ 200 milhões. Estaria prevista a construção de 37 escolas, sendo 32 delas voltadas para o ensino infantil e as outras cinco são destinadas a crianças a partir de seis anos. As novas escolas atenderiam aproximadamente 20 mil alunos. Atualmente, Belo Horizonte tem 54 escolas infantis e 186 de ensino fundamental em atividades.

Foram convidados para a audiência, solicitada pelo vereador Arnaldo Godoy (PT), a secretária municipal de Educação, Macaé Maria Evaristo; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Paulo Roberto Paixão Bretas; o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo de Lima Santiago Faulhaber Campos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Áurea Noá Lisboa Leão; e a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SIND-REDE/BH), Mônica Mainarte de Moura.

Superintendência de Comunicação Institucional

Fonte: CMBH

Professora Amanda Gurgel - RN - AO VIVO

Olá a Todas e Todos,

Somente agora foi disponibilizado o link para assistir o debate com a Profª Amanda Gugel:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Debate com Profª Amanda Gurgel

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Escola Municipal José Madureira Horta - 2011

Alfabetização e Letramento

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SAÚDE DOS PROFESSORES

25/05/2011
Prevenção de doenças e assistência médica e psicológica são temas de projetos

Prevenção de doenças e assistência médica e psicológica são temas de projetos
Baixos salários, condições de trabalho insatisfatórias, salas de aula lotadas e casos de violência por parte dos alunos são reclamações comuns dos professores da rede municipal de ensino. Como forma de melhorar assistência a esses profissionais, e evitar danos à saúde, três projetos de lei tramitam na Câmara Municipal e aguardam apreciação do Plenário. 

O PL 1110/2010, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), institui o Programa de Assistência Médica e Psicológica aos professores da rede municipal de ensino portadores da síndrome de Burnout. O projeto prevê que todos os profissionais sejam avaliados em suas condições físicas, psíquicas e emocionais no momento de sua contratação e em casos em que a Gerência de Medicina do Trabalho julgue necessário.

A síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo Burnout (do inglês “combustão completa”) descreve principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida. Entre as maiores causas de estresse nesses profissionais estão as políticas inadequadas das escolas em casos de indisciplina; carga de trabalho excessiva; oportunidade de carreira pouco interessante; falta de reconhecimento; e alunos barulhentos.

Segundo Mattos, a síndrome se relaciona com as condições insalubres de trabalho. “A ausência de motivação no ambiente de trabalho afeta, na maioria dos casos, o desempenho dos profissionais e o serviço prestado”, comenta.

Já o PL 783/2009, do ex-vereador Fred Costa (PHS), tem como objetivo prevenir as disfonias e alterações de voz em professores da rede municipal. Para isso, prevê a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal, com a realização de cursos teórico-práticos e orientação aos professores sobre o uso adequado da voz. O programa terá caráter preventivo, mas, uma vez detectada qualquer alteração de voz no profissional, será garantido pleno acesso a tratamento fonoaudiólogo e médico.

A disfonia é uma expressão médica que significa alteração na produção da voz. Nessas situações, a voz produzida não é harmônica, sendo obtida com esforço e sem possibilidade de variações de seus atributos.

De autoria do vereador Elias Murad (PSDB), o PL 554/09, por sua vez, obriga a substituição dos quadros escolares com uso de giz nas escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. De acordo com o projeto, deverão ser adotados quadros brancos e canetas marcadoras.

Segundo Murad, a mudança em questão foi provocada pelo uso de giz, que, segundo especialistas, causa problemas à saúde, como alergias e alterações de voz em professores e alunos, sendo motivo de constantes pedidos de licença médica. O projeto foi aprovado nas Comissões de Saúde e Saneamento, Administração Pública e Orçamento e Finanças Públicas, e aguarda apreciação, em 2º turno, no Plenário.

Superintendência de Comunicação Institucional
Fonte: CMBH

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Abdias Nascimento, morreu aos 97 anos

Site: Abdias
Historiografia: IPEAFRO



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel - RN

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SEGURANÇA NAS ESCOLAS - RME/BH

13/05/2011
Câmara aprova PL que obriga detectores de metais nas entradas dos estabelecimentos
Câmara aprova PL que obriga detectores de metais nas entradas dos estabelecimentosO Projeto de Lei 421/09, de autoria do vereador Cabo Júlio (PMDB), que obriga a instalação de portais de detectores de metais nas escolas da rede pública municipal com mais de 500 alunos por turno, foi aprovado em 2º turno na reunião plenária do dia 12 de maio. A Comissão de Legislação e Justiça tem prazo de 10 dias úteis para elaboração da redação final e cinco dias para receber emendas. Em seguida, segue para o Executivo para sanção ou veto.

Militar reformado, Cabo Júlio fundamentou seu projeto nos programas de segurança contra a violência pessoal e patrimonial. Ele acredita que os detectores de metais, acrescidos da inspeção visual dos pertences, podem impedir o acesso de objetos que facilitem ações de violência armada. De acordo com o vereador, a criminalidade dentro das escolas está sendo praticada por alunos ligados ao tráfico de drogas e de armas e por pessoas ligadas à contravenção.

O PL concede um prazo de 180 dias ou o início do período letivo escolar – o que ocorrer primeiro – para que todas as escolas públicas municipais com mais de 500 alunos por turno adotem a medida.
Bullying
Foi aprovado também, em 2º turno, na reunião plenária do dia 11, o Projeto de Lei 596/09, do vereador Adriano Ventura (PT), que proíbe as práticas de bullying e trotes violentos nos estabelecimentos de ensino da capital. O projeto prevê ação multidisciplinar e participação comunitária nas escolas da rede municipal.

Outros projetos tramitam na Câmara Municipal com objetivo de coibir a violência nas escolas. O PL 936/09, do vereador João Oscar (PRP), prevê atendimento psicológico e de assistência social nas escolas, enquanto o PL 943/10, do ex-vereador Luís Tibé, institui o Programa Escola Segura.

Já o Projeto de Lei 1302/10, de Sérgio Fernando (PHS), altera a Lei nº 9.422, de autoria do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que institui o Programa Interdisciplinar de Participação Comunitária para Prevenção e Combate à Violência nas escolas públicas municipais.
Audiência pública

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, Lazer e Turismo vai promover uma audiência pública para discutir ações e medidas para enfrentamento da violência nas escolas, a pedido do vereador Heleno Abreu (PHS). A reunião será no dia 18 de maio, às 13h30, no Plenário Amynthas de Barros.

Superintendência de Comunicação Institucional

Fonte: CMBH

Abaixo, reportagem da TV Alterosa - 16/05/2011

Jornal da Alterosa 1ª edição
Câmara de BH aprova detectores de metal em escolas
A violência nas escolas será tema de debate, nesta terça de manhã, no auditório da Assembleia Legislativa. Estão convocados o procurador geral do Estado, os secretários de educação e defesa social, chefes das polícias e entidades ligadas às escolas.

Na Câmara de Belo Horizonte a preocupação com a violência deu origem ao projeto, aprovado em segundo turno, para colocação de detetores de metais nas escolas da rede municipal.


domingo, 15 de maio de 2011

Servidores unidos arrancam proposta da PBH

"É a primeira vez, na história de Belo Horizonte, que os servidores públicos municipais começam e terminam uma campanha salarial unidos" com esta frase, Célia, diretora do Sindibel, sintetiza o espírito de unificação da campanha salarial deste ano. No dia 11 de maio, os servidores municipais de BH, em assembleia, avaliaram a conquista da proposta de reajuste da PBH para a categoria. O reajuste consiste em 10% para 2011 e 10% para 2012. Vale ressaltar que o índice, na verdade, é de 20% dividido em 4 vezes, sendo: 3,25% em julho de 2011, 6,75% em novembro 2011, 5% em julho 2012, 5% em novembro de 2012. Para a Educação Infantil, o índice é de 12% em 2011 e 12% em 2012, divididos de forma similar ao dos demais trabalhadores.

Embora esta proposta não contemple boa parte de nossas reivindicações, ela consiste em um reajuste maior que a média da região metropolitana. No entanto, este resultado só aconteceu, principalmente, pelo nível de mobilização das categorias envolvidas e, em especial na educação, também pela demonstração de força da greve do ano passado. Durante os meses de campanha unificada, os servidores paralisaram e mobilizaram quatro vezes as escolas, UMEIS, unidades de saúde e administração da prefeitura em toda a cidade. Portanto não se trata de uma condescendência, mas, sim, de muita gente na rua mobilizada e politizada com disposição para lutar pelos seus direitos.

Mas é preciso colocar os pés no chão. A proposta, apesar de representar uma vitória da campanha unificada, tem problemas. Em primeiro lugar, a volta da inflação. De janeiro de 2009 a março deste ano, as perdas inflacionárias foram de 8,7%. Portanto, o reajuste da PBH, até o fim do ano, não cobre sequer estas perdas no governo Marcio Lacerda e nem garante aumento real. Na Educação Infantil, há mais agravantes. Neste ano, o reajuste de 24%, em relação aos 20% do restante da categoria, foi bem abaixo da média dos outros anos.

Portanto, a categoria não vai parar por aqui. As mobilizações em torno da equiparação da carreira e isonomia salarial para Educação Infantil irão continuar assim como a defesa de uma previdência digna, a questão do piso e todas as outras reivindicações que não foram atendidas pelo governo Marcio Lacerda. E, para 2012, iremos começar fortalecidos. Vamos antecipar a campanha salarial de 2012 para novembro de 2011, porque muitos pontos foram deixados para trás. Portanto vamos iniciar nossa campanha 2012 ainda mais fortes e unidos do que nunca para garantir a conquista de nossos direitos.

Servidores Municipais de Belo Horizonte 11/05/11

Os servidores municipais de Belo Horizonte, reunidos em Assembleia Geral Unificada, do dia 11 de maio de 2011, deliberaram pela suspensão da greve e aceitação da proposta de reajuste salarial da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Em breve mais informações.

Abaixo, informação da Assembleia Unificada na imprensa:
(clicar nos títulos)

Jornal Estado de Minas

Jornal G1 MG

Jornal O Tempo


Inserimos novamente a postagem abaixo, visto que, houve problemas técnicos na plataforma do Blogspot:

Gabriel  deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Servidores Municipais de Belo Horizonte 11/05/11":
Wanderson
E a grave situação dos aposentados sem paridade ? A PBH, mais uma vez, não irá repassar o aumento aos aposentados por laudo médico. (Já são 4,17% + 20%).
E o Sindicato ? Que medida tomou diante desta realidade ? A princípio, nada de efetivo e concreto. Não recebi um único esclarecimento da parte do sindicato. Não é de se estranhar. Enquanto a professora Modesta me colocava a par da nossa real situação, a página do Sind Rede estava atrasada, no mínimo, uma semana. Lamentável!
Peço-lhe que deixe o comentário, para que os servidores da Educação possam refletir sobre a atuação deste sindicato(?).



Postado por  Gabriel  no blog  Trabalhadores Uní-Vos! em  11 de maio de 2011 22:50

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Salário e/ou melhor condição de trabalho

    Foto: Ana Clara Ferrari
foto
A Assembleia Unificada, da passada sexta-feira «06/05», estive mais a observar, neste sentido vou externalizar algumas questões:

Estamos mais preocupadas(os) com a proposta de reajuste salarial «seja para aceitar seja para melhorar» do que uma melhor condição de trabalho?

Ou tanto a proposta salarial quanto uma melhor condição de trabalho são inseparáveis, sendo assim devem ser atendidas conjuntamente?

Ou primeiro garantimos uma e depois, bem depois.... a outra?

Estas questões serão pensadas até quarta-feira.

Uma coisa é certa, a Assembleia Unificada foi um acerto, um grande acerto, das diretorias sindicais e associativas. O resultado é que deverá ser avaliado posteriormente.

Os desejos individuais são mais fortes em ações coletivas!

Não permita decidirem por Você!

Ou será mais confortável ficar na Escola/Umei? A opção pela comodidade traz "ganhos", seja por menos um dia sem reposição seja por refletir na comunidade acadêmica a sensação de que está tudo bem na Escola/Umei. Mas, tenho certeza que esta opção deixa marcas, por exemplo, o rótulo de se aproveitar do resultado da luta digna daquelas(es) que, sem ter condições, perdem parte do salário num mês e somente voltam a recebê-lo depois de trabalharem nas férias/recessos.

Vai ficar na Escola/Umei?

Assembleia dia 11/05, às 09h, na Rua dos Guaicurus,
entre as Ruas Espírito Santo e Bahia.

(a) Wanderson Rocha

De: MARCIA MARIA
Assunto: Salario e/ou melhor condicao de trabalho
Para: "Coletivo Fortalecer o Sind-Rede/BH"

Data: Segunda-feira, 9 de Maio de 2011, 13:18
Olá Wanderson,
As escolas hoje são como barril de pólvora. O cotidiano escolar mais parece uma delegacia de polícia do que um espaço de formação e educação.
Precisamos repensar esta escola que aí está e criar coletivamente mecanismos que permitem trabalhar melhor e estudar melhor ainda. Não dá mais para suportar tanta desorganização, desrespeito, violência, desmando, assédio moral, adoecimentos... Sabemos que o salário é importante e que ele é fruto do nosso trabalho para nosso sustento e nossa sobrevivência. Nesta altura dos acontecimentoa eu pergunto: Que trabalho é esse? Que salário é esse? Que sobrevivência é essa? Que estudo é esse?
De que vale ter bons salários se as condições de trabalho são desfavoráveis? O contrário também não é satisfatório, é claro. Em respeito a nós mesmos e aos nossos alunos, nossa categoria tem obrigação de estar dialogando com a comunidade e denunciando veementemente as péssimas condições de estudo e trabalho que nos impedem de realizar um trabalho dígno.
Todos e todas à assembléia para dar um rumo ao nosso movimento.
A hora é agora! Sua presença na assembléia é indispensável! Seu voto é decisivo! Não deixe que outros decidam por você.
CHEGA DE PROPAGANDA ENGANOSA ! NÃO PODEMOS CAIR NAS ARMADILHAS DA PUBLICIDADE. QUEREMOS EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.
Um abraço
Márcia Maria

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Definição da Assembleia Unificada Servidores Municipais de Belo Horizonte

Assembleia Unificada dos Servidores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte recusa proposta de reajuste diferenciado e parcelado apresentada pelo prefeito Marcio Lacerda. Agora os Servidores aguardam análise de contra-proposta até dia 11/05/11, quarta-feira, data da próxima Assembleia, que será às 09h, na rua dos Guaicurus «entre as ruas Espírito Santo e Bahia».

Notícias na imprensa «clicar nos títulos abaixo»:

Jornal Aqui - Trégua dos Servidores «Fonte: Clipping diário PBH»








Fonte: TV Alterosa

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Proposta da PBH: Todos à Assembleia para avaliar e definir os rumos do movimento

TODOS À ASSEMBLEIA PARA AVALIAR ESTA PROPOSTA E DEFINIR OS RUMOS DO MOVIMENTO


Estamos construindo uma campanha salarial forte e unificada. É importante destacar a importância da presença de TODOS os trabalhadores em educação na assembleia de amanhã.

Nesta assembleia, avaliaremos a fundo e com tranquilidade esta proposta e definiremos os rumos de nossa mobilização que está fazendo a PBH se mover.

Prefeitura apresenta proposta aos trabalhadores em educação
Em reunião na SMED, dia 04 de maio, a prefeitura apresentou o índice de reajuste de 10% para 2011 e 10% para 2012. Vale ressaltar que o índice, na verdade, é de 20% dividido em 4 vezes, sendo: 3,25% em julho de 2011, 6,75% em novembro 2011, 5% em julho 2012, 5% em novembro de 2012.
Para a Educação Infantil, o índice é de 12% em 2011 e 12% em 2012, divididos de forma similar ao dos demais trabalhadores.


Cargo
Julho 2011
Novembro 2011
Julho 2012
Novembro 2012
Total
2011-2012
Trabalhador em educação
3,25%
6,75%
5%
5%
20%
Trabalhador em educação infantil
3,65%
8,45%
6%
6%
24%


O primeiro índice apresentado é para todos os trabalhadores em educação aposentados e da ativa, estatutários e celetistas (exceto educadores infantis).

Os aposentados, na vigência da emenda 41, terão seus salários reajustados de acordo com os reajustes concedidos aos aposentados do INSS.

Vale-refeição: a proposta da prefeitura é que o VR alcance o valor de 15 reais em 2012.

Avaliação

As perdas em decorrência da inflação dos trabalhadores em educação acumuladas de 1996 até hoje somam 24,7%. No entanto, se considerarmos o poder de compra de nosso salário, percebemos que o rebaixamento é bem superior a isto.

De janeiro de 2009 até março deste ano, ou seja, no governo Lacerda, as perdas inflacionárias acumularam em 8,7%. Isto significa que, até novembro, este número tende a ser bem maior. O que o prefeito Marcio Lacerda propõe é reajustar o salário, até o fim do ano, em 10%. Portanto, dessa forma, terminaremos 2011 ainda com perdas.

A projeção para 2012 segue a mesma lógica. Até os primeiros meses de 2012, as perdas inflacionárias tendem a acumular o mesmo índice ou, até mesmo, maior, se a inflação continuar a subir como está agora. Portanto, o reajuste do prefeito Marcio Lacerda, em 2012, corre o risco de não cobrir as perdas inflacionárias antes mesmo das aulas começarem.


--
Departamento de Comunicação e Imprensa do Sind-REDE/BH
http://www.redebh.com.br/ | twitter: @redebh | 3226-3142 - imprensadarede@gmail.com

Reajuste Educação PBH

Olá a Todas e Todos!

Recebi uma informação da Educadora Cláudia Santos sobre a divulgação do reajuste para a educação veiculada na Rádio Itatiaia. Entrei em contato e recebi a seguinte informação por email:

A prefeitura de Belo Horizonte vai conceder, a partir de julho deste ano, reajuste de salários a todos os servidores efetivos e aposentados da educação municipal.

Os professores vão ter 20% de aumento e o pagamento vai ser dividido em quatro parcelas, com a primeira sendo paga em julho e novembro, e as outras duas no ano que vem.

Com o reajuste, o vencimento base dos professores que engressarem na carreira em 2012 vai passar de mil, quinhentos e 34 reais para mil, oitocentos e quarenta e um reais, para uma carga horária de vinte e duas horas e 30 minutos.

O reajuste de 20% vai contemplar ainda os cargos de auxiliar de secretaria escolar, auxiliar de biblioteca escolar, auxiliar de escola, técnico superior de educação e pedagogo, que também vão ter os salários reajustados a partir de julho de 2011.

No caso dos educadores infantis, o reajuste vai ser ainda maior - de 24%. O vencimento base vai passar de 919 reais e 16 centavos para mil, 140 reais e 75 centavos.

Fonte: Juliana Lima, Departamento de Jornalismo da Rádio Itatiaia

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PBH - Proposta de reajuste para Sindibel

Quarta-feira, 4 de Maio de 2011
Ano XVII - Edição N.: 3818
Poder Executivo
Capa
PBH RECEBE DIRIGENTES SINDICAIS

A comissão de negociação salarial da Prefeitura se reuniu na segunda-feira, dia 2, com a diretoria do Sindibel, tendo à frente sua presidente Célia de Lelis Moreira. Foram realizadas duas reuniões, sendo a primeira com diretores que representam a administração geral e a segunda com os diretores que representam os servidores da saúde.
Estiveram presentes o secretário municipal adjunto de Recursos Humanos, Márcio Serrano, o secretário municipal adjunto de Modernização, Gleison Pereira, além dos representantes da diretoria do Hospital Municipal Odilon Behrens, Luiz Alberto Ribeiro Vieira, e da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Mendes, que estiveram acompanhados pelos demais assessores.
A Prefeitura propôs um reajuste de 6,47% sobre os vencimentos, a ser pago em duas parcelas, em julho e novembro próximos. Foi garantida, ainda, inserção no projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal sobre a proposta de correção referente ao ano de 2012.
A proposta apresentada pela Prefeitura se baseia em sua capacidade de pagamento de compromissos e no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Outros itens de reivindicações dos servidores estão sendo avaliados e, ao longo das negociações, serão respondidas pela PBH.

Fonte: DOM/PBH